Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Frutas e hortícolas de inverno
Dicas Saudáveis

Frutas e hortícolas de inverno. Porque devemos apostar na sazonalidade dos alimentos?

É provável que não penses muito nisto quando vais fazer as compras do mês e que agarres no que te apetece levar sem pensar bem em como aquele alimento é produzido. A realidade é que cada alimento tem a sua época e se no verão comemos melancia e melão, no inverno, por exemplo, apostamos na tangerina e no kiwi. Mas sabes porque é tão importante consumires alimentos disponíveis na época em questão?

Optar por alimentos de acordo com a sua sazonalidade tem vários benefícios, não só para a tua saúde, que vai agradecer sempre que consumires um alimento dentro da época, como para o ambiente. A sobrecarga dos solos, que são forçados com recurso a certos elementos químicos a fazerem crescer algumas frutas e hortícolas fora da sua época, acaba por trazer, a longo prazo, bastantes problemas para o ambiente.

Deixamos-te algumas vantagens de apostar na sazonalidade dos alimentos, para que da próxima vez que fores às compras, possas ter este fator em conta antes de colocares qualquer coisa no teu carrinho de compras.

Maior qualidade nutricional e mais sabor

Quando cultivados no seu período natural, os produtos sazonais captam melhor os nutrientes do solo em que são plantados. Por esta razão, são alimentos mais saborosos ao paladar e mais ricos nutricionalmente.

Mais económico

Devido à maior abundância e ao menor custo de produção, as frutas e hortícolas da época estão disponíveis a um preço mais acessível.

Podes até encontrar alguns produtores que tenham alimentos em excesso e que te façam preços ainda mais acessíveis para conseguirem escoar os alimentos e, assim, evitar o desperdício alimentar.

Mais sustentável

Ao consumires alimentos locais e sazonais, ajudas a diminuir os custos energéticos, de tempo, as embalagens e a necessidade de transportar alimentos importados, o que contribui para a diminuição da emissão de gases com efeito de estufa.

O consumo de produtos da época enquadra-se, assim, no conceito de alimentação sustentável, que surge da preocupação com as consequências negativas do sistema alimentar moderno no ambiente e na saúde.

A forma como os produtos são cultivados, transformados, embalados, transportados ou mesmo cozinhados afeta diretamente a nossa saúde e o planeta. A Natureza coloca à tua disposição os alimentos essenciais ao bom funcionamento do teu organismo a cada estação.

A forma como os produtos são cultivados, transformados, embalados, transportados ou mesmo cozinhados afeta diretamente a nossa saúde e o planeta.

No inverno, com a chegada do frio e a falta de sol, o teu organismo exige determinadas vitaminas e minerais e o sistema imunitário precisa de um reforço para combater a época típica de gripes e constipações. Assim, nesta época do ano é importante que privilegies hortícolas como a abóbora, as couves, espinafres, nabiças, grelos e agrião. Relativamente às frutas de inverno, o maior destaque vai para as mais ricas em vitamina C como o kiwi ou os citrinos, como as laranjas, tangerinas e clementinas.

 

Receitas Relacionadas

também

Dicas Saudáveis

Se estás num processo de perda de peso, é possível que já te tenhas cruzado com o termo défice…

Dicas Saudáveis

Existem vários alimentos que são indispensáveis a uma alimentação saudável. Entre eles, as frutas,…

Dicas Saudáveis

Deixamos-te uma lista de alimentos que não podem faltar numa alimentação vegana. Mas antes de…