Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Tangerina
Alimentos

Tangerina

Foi do cruzamento da tangerina com o pomelo que, na antiguidade, surgiu a laranja. A tangerina, fruto cítrico cuja cor varia entre amarelo alaranjado e cor de laranja, existe em diferentes variedades, das quais fazem parte a Encore e a Tângera.

Predominantemente consumida inteira como peça de fruta, a tangerina também se adequa à confeção de doces e licores, sendo o licor de tangerina um dos elementos tradicionais do Natal açoriano.

As suas folhas são ainda utilizadas em chás e a casca na produção de óleos essenciais.

Informação Nutricional
g = grama; mg = miligrama e µg = micrograma. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Fonte: Tabela da Composição de Alimentos – Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.
Composição nutricional
(100g de parte edível)
Tangerina
Energia (kcal) 44
Água (g) 88,2
Proteínas (g) 0,7
Lípidos (g) 0,1
Hidratos de Carbono (g) 8,7
Fibra (g) 1,7
Vitamina C (mg) 32
Ácido Fólico (µg) 21
Potássio (mg) 240
Vantagens e desvantagens

Este citrino contém teores de água elevados e fornece quantidades apreciáveis de vitamina C, ácido fólico e potássio. A vitamina C, para além de atuar ao nível do sistema imunitário, também participa na produção de colagénio, uma proteína que faz parte de várias estruturas do nosso organismo, como a pele, tecido conjuntivo, cartilagem e tendões. 

O ácido fólico tem um papel relevante na gravidez pois tem influência na divisão celular, além de ser eficiente no combate à anemia e às doenças cardiovasculares e também fundamental para o bom funcionamento do sistema nervoso. 

O potássio ajuda a regular a tensão arterial, a equilibrar os fluidos corporais e na contração dos músculos. 

Pelo seu conteúdo elevado em água e pela sua riqueza em potássio, apresenta um leve efeito diurético, que poderá ser benéfico no caso de gota, hipertensão arterial e/ou nos casos de perdas excessivas de potássio, como durante a utilização de diuréticos.

Como comprar e conservar

Escolhe as tangerinas com textura firme e pesadas.

Mantém à temperatura ambiente durante cerca de três dias. No frigorífico conserva-se cerca de uma semana. Não deve ser congelada. 

 

Receitas Relacionadas

também

Alimentos

A fruta do dragão, também conhecida como pitaia, é tão interessante por dentro como é por fora. É…

Alimentos

É um item básico da despensa e da gastronomia portuguesa também. No entanto, se olharmos para as…

Alimentos

Sabes qual é a diferença entre o Abacaxi e o Ananás? Descobre as diferenças e aprende a distinguir…