Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Laranja
Alimentos

Laranja

Existem muitas variedades de laranja que se diferenciam pelo sabor, rugosidade e tamanho. De todas estas variedades, a que tem especial interesse é a laranja doce, consumida como fruta fresca.
 
Outras formas de usar laranjas na culinária são os sumos, os doces, os gelados, as tortas e podem mesmo ser utilizadas em pratos salgados, conferindo frescura, aroma e um agradável sabor ligeiramente ácido.
Informação Nutricional

A laranja é uma fruta com elevado teor de água e um baixo teor calórico. Além de ser rica em vitamina C, também constitui uma excelente fonte de ácido fólico, potássio e magnésio. A sua cor característica deve-se às quantidades apreciáveis de caroteno.

A laranja é também uma boa fonte de ácido cítrico, o que potencia a acção da vitamina C. A quantidade de fibra é apreciável, e esta encontra-se sobretudo entre a casca e polpa (a “parte branca” da laranja, que é muitas vezes removida).

g = grama; mg = miligrama e µg = micrograma. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Fonte: Tabela da Composição de Alimentos – Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

Composição nutricional
(100g de parte edível)
Laranja Sumo de Laranja Refrigerante de Laranja
Energia (kcal) 48 42 42
Água (g) 86,3 88,8 89,4
Proteínas (g) 1,1 0,3 0
Lípidos (g) 0,2 0,1 0
Hidratos de Carbono (g) 8,9 9,5 10,5
Caroteno (µg) 120 50 0
Fibra (g) 1,8 0 0
Ácido Fólico (µg) 31 28 0
Vitamina C (mg) 57 41 0
Potássio (mg) 160 130 2
Magnésio (mg) 11 5 1
Vantagens e Desvantagens

O seu elevado teor em vitamina C, flavonoides e caroteno, fazem da laranja uma fruta especialmente interessante para a saúde cardiovascular, devido ao efeito antioxidante destes nutrientes. Estes nutrientes com propriedades antioxidantes são também uma forma de prevenção contra outras doenças degenerativas como cancro.

O consumo de laranjas com alimentos ricos em ferro, aumenta a absorção do ferro pelo organismo, propriedade muito interessante, sobretudo em indivíduos que sofrem de anemias ferropénicas.

A fibra solúvel que existe na laranja pode facilitar o trânsito intestinal, diminuir a absorção dos níveis de colesterol e diminuir a os picos glicémicos (reduzir os picos de açúcar no sangue).

Como comprar e conservar

A melhor época para comprar laranjas vai desde meados do Outono, até à Primavera. Em geral, a laranja é tanto mais rugosa, quanto mais pesada for.

As laranjas que serão consumidas a curto prazo, podem ser deixadas à temperatura ambiente, no entanto, se pretendes conservá-las durante mais de uma semana, deves colocá-las no frigorífico.

Quando armazenadas, aconselha-se que estejam ligeiramente afastadas entre si.

 

Receitas Relacionadas

também

Alimentos

A fruta do dragão, também conhecida como pitaia, é tão interessante por dentro como é por fora. É…

Alimentos

É um item básico da despensa e da gastronomia portuguesa também. No entanto, se olharmos para as…

Alimentos

Sabes qual é a diferença entre o Abacaxi e o Ananás? Descobre as diferenças e aprende a distinguir…