Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Agrião
Alimentos

Agrião

Um dos hortícolas mais consumidos em Portugal, o agrião é perfeito para incluir em sopas e saladas.

Desde o tempo da Grécia Antiga que o agrião é plantado na zona do Mediterrâneo. Nesta altura os soldados acreditavam que esta planta era essencial para os manter saudáveis em situação de combate. No Reino Unido, no século XIX, era consumido ao pequeno-almoço entre duas fatias de pão. Quando o rendimento económico familiar não o permitia, o agrião era comido sozinho ficando por isto conhecido como o “pão dos pobres”.

Antigamente, por nascer selvagem junto a águas paradas, tinha uma má reputação sendo associado a águas poluídas e contaminações. Hoje em dia é vendido em supermercados e não representa qualquer tipo de malefício para a saúde.

O agrião é bastante perecível o que quer dizer que as suas folhas ficam amarelas rapidamente. Torna-se uma vantagem no sentido em que, se o estiveres a consumir verde, quer dizer que está no seu estado de maior frescura.

Informação Nutricional

O agrião é um alimento de baixo valor calórico, apenas 23 calorias por cada 100 gramas e uma fonte de fibra. É rico em vitamina A, C e ácido fólico e no que diz respeito aos minerais destaca-se pelo seu conteúdo de cálcio, ferro, potássio e fósforo.
 

g = grama; mg = miligrama e µg = micrograma. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Fonte: Tabela da Composição de Alimentos – Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.
Composição nutricional
(100g de parte edível)
Agrião Cru
Energia (kcal) 29
Água (g) 91,2
Proteínas (g) 3,4
Lípidos (g) 0,9
Hidratos de Carbono (g) 0,4
Fibra (g) 3
Vitamina A (µg) 325
Vitamina C (mg) 77
Cálcio (mg) 200
Potássio (mg) 230
Ferro (mg) 1,7
Fósforo (mg) 56
Como comprar e conservar

Ao comprar agrião, seleciona os molhos com aparência fresca e viçosa, com verde intenso e sem folhas amarelas ou acastanhadas. Podes também optar por comprar agrião embalado, tendo em atenção o estado das folhas e o prazo de validade.

À temperatura ambiente o agrião mantém-se por cerca de 1 dia. Caso optes por armazená-lo no frigorífico, mantém-se durante cerca de 3 dias, desde que protegido em plástico ou recipiente fechado.

Como utilizar

Já conhecemos o agrião em saladas e sopas. Mas é muito mais versátil que isto. Fica excelente em esparregados ou até em sandes, tornando-as mais ricas nutricionalmente.

 

 

Receitas Relacionadas

também

Alimentos

A fruta do dragão, também conhecida como pitaia, é tão interessante por dentro como é por fora. É…

Alimentos

É um item básico da despensa e da gastronomia portuguesa também. No entanto, se olharmos para as…

Alimentos

Sabes qual é a diferença entre o Abacaxi e o Ananás? Descobre as diferenças e aprende a distinguir…