4 benefícios de manter relações saudáveis e duradouras
Desde o momento em que nascemos e até aos últimos anos de vida, cruzamo-nos e criamos laços com milhares de pessoas. Umas têm um papel indiferente na nossa vida, porque são de curta duração ou muito superficiais, algumas causam-nos dor e mostram-nos o que não nos faz bem e outras, as mais importantes, impactam de forma muito positiva e tendem a manter-se na nossa vida.
São estas últimas que, ainda que não te apercebas, influenciam e melhoram a forma como te sentes, como encaras e ages no mundo. No fundo, impactam a tua saúde mental e física e impulsionam o teu bem-estar. (1)
E neste tema, quantidade não é mesmo qualidade. Não se trata do número de relações que manténs, mas sim da qualidade da vossa amizade – manteres relações tóxicas pode tornar-se mais destrutivo do que estar sozinho. (1)
Não falamos exclusivamente de relações amorosas. O conceito de relação é, de acordo com a Fundação de Saúde Mental, a conexão entre duas ou mais pessoas. Esta conexão pode ser íntima, nas relações amorosas, parental e familiar ou social, com amigos, colegas e profissionais.(1)
Estas conexões exigem trabalho, compreensão e comprometimento de ambas as partes. Quando resultam e duram por muitos anos, são a base de muitos benefícios. Conhece alguns.
Reduz o stress
Manter relações saudáveis e duradouras está diretamente ligado com a redução do stress. Isto porque, estas conexões trabalham na redução da hormona do stress, o cortisol.
Além disso, o facto de estares rodeado de pessoas que se preocupam contigo, faz com que tenhas uma boa rede de apoio e suporte para momentos de stress. (2) Pessoas que passam muito tempo sozinhas, têm mais tendência para desenvolver complicações como ansiedade e até depressão. (3)
Aumenta o suporte emocional (4)
As relações mais longas tendem a ser com pessoas que te conhecem bem e que já ultrapassaram vários momentos bons e menos bons contigo. Todas essas fases fortalecem a vossa relação e fazem com te conheçam de forma mais profunda.
São capazes de interpretar e captar sinais de que não estás bem ou confortável em determinada situação e sabem como devem contornar o momento para te ajudar da melhor forma.
Desenvolve a auto-estima (5)
Não é uma verdade absoluta, mas vários estudos mostram que as relações interpessoais e a auto-estima vivem numa influência mútua.
Isto significa que, não só as relações podem melhorar a forma como nos sentimos e como nos vemos, mas também que a auto-estima pode ditar a capacidade que temos para mantermos e trabalharmos na longevidade das nossas relações.
Facilita as mudanças (6)
Ao longo da vida, vamos passando por várias mudanças e momentos difíceis. Problemas familiares, separações ou, por exemplo, momentos de tensão profissional.
Nenhuma relação duradoura será capaz de resolver estes problemas, é certo. Contudo, as amizades mais fortes podem ajudar-te a olhar para as dificuldades de forma mais leve e a aumentar a capacidade de resiliência face aos problemas.
Vê também
Dicas Saudáveis
Todos os anos, em média 15 milhões de pessoas no mundo sofrem um AVC. Para o prevenires, é…
Dicas Saudáveis
Já nos aconteceu inúmeras vezes. Fizeste análises — porque tens a consciência de que é uma das…
Dicas Saudáveis
Quem trabalha num escritório ou a partir de casa passa várias horas sentado e, como consequência,…