Dores nas costas
Dicas Saudáveis

As dores de costas são frequentes? Talvez o problema não esteja só na cadeira do escritório

Quem trabalha num escritório ou a partir de casa passa várias horas sentado e, como consequência, pode vir a sentir dores na coluna. Sim, a coluna vertebral também sofre.

Para a ajudar, podes começar por trocar a cadeira onde te sentas todos os dias para trabalhar. Opta por uma mais ergonómica, e com apoio lombar, mas se nem isso ajudar a minimizar totalmente o problema, é importante que comeces a olhar para outras possíveis soluções.

Mas já lá vamos.

A coluna vertebral tem uma das funções mais importantes do nosso corpo. É como se se tratasse de “tudo em um”. Confuso? Vamos explicar. Tal como um eixo, a coluna sustenta o corpo, dá proteção aos órgãos e à medula espinal e ainda tem a principal função de cuidar das nossas capacidades articulares e de postura(1).

Mas com as grandes responsabilidades, vêm também grandes problemas. Como se trata de um sistema fundamental do nosso corpo, devemos cuidar bem dele, certo? Check.

Mas se já trocaste a cadeira do escritório por uma mais ergonómica e as dores teimam em não desaparecer, damos-te três dicas que podem ajudar.

Repete connosco: exercício físico

Sim, é uma regra básica: manter a prática de exercício físico regular significa que terás uma vida mais saudável. Não é um cliché. É mesmo verdade.

Fazer natação, musculação, pilates ou até mesmo uma simples caminhada regular, é importante para manter um corpo saudável. Mas há mais. É que ao fazeres exercício físico, farás com que os músculos que protegem a coluna fiquem também eles mais fortes e, por isso, desempenham melhor a sua função e ofereçam uma maior proteção (2).

Contudo, é importante realçar que os exercícios mais intensos não devem ter uma prática tão regular. Isto porque o esforço será demasiado, o que acabará por fazer mais mal do que bem. Ah, e não te esqueças: consultar especialistas deve estar (sempre) em primeiro lugar na tua lista de prioridades sempre que houver dúvidas ou questões.

Uma boa postura é fundamental

É fácil esquecermo-nos de manter uma boa postura e de vez em quando lá estamos nós a esticar os ombros e endireitar as costas.

Quem costuma trabalhar ao computador durante o dia inteiro sabe exatamente do que estamos a falar. O tronco começa a descair como um sistema automático e nem damos por ele até as dores de costas começarem a aparecer.

Mas nada está perdido e há vários hábitos que podes adotar para preservares a saúde da tua coluna vertebral e, claro, a tua qualidade de vida(3).

Na hora de dormir, opta por te deitares de lado com duas almofadas. Uma estará na cabeça e outra entre as pernas, de forma a apoiar a coluna e mantê-la o mais direita possível.

Quanto aos pesos, a escolha também é simples: evita-os. Se a mala estiver muito pesada, põe-na sobre os dois ombros e não apenas sobre um.

Assim o peso estará distribuído e os danos à coluna serão reduzidos. E quando for para levantar pesos do chão, que seja sempre com o maior cuidado.

 

Importância da alimentação na saúde dos ossos

A alimentação tem influência na saúde dos ossos e, consequentemente, na saúde da coluna vertebral que concentra 33 dos 206 ossos que temos no corpo. Por isso, é importante que mantenhas uma alimentação adequada para a saúde óssea.

Se por um lado um peso muito baixo deixa os ossos vulneráveis, a obesidade, por outro,  resultante de uma alimentação desequilibrada, faz com que a coluna fique sobrecarregada com o peso.

Além disso, uma dieta equilibrada e saudável proporcionará o aporto de nutrientes fundamentais para a saúde óssea. Sendo que existe um nutriente que não pode faltar: o cálcio. Uma vez que não é produzido pelo organismo, um adulto saudável deve consumir diariamente, em média, 1000 miligramas de cálcio.(4)

O grupo da Roda dos Alimentos que apresenta maior quantidade de cálcio na sua constituição é o grupo dos lacticínios. Contudo outros grupos apresentam alimentos com quantidades consideráveis deste nutriente, como por exemplo: hortícolas de folha verde-escura, leguminosas e produtos à base de soja (4)

É, ainda, de referir que o aporte adequado de vitamina D é crucial para que o cálcio seja absorvido e utilizado pelo organismo (4).

 
 

também

Dicas Saudáveis

Uma alimentação equilibrada associada à prática de atividade física pode ajudar-nos a recuperar dos…

Dicas Saudáveis

A hipertensão arterial (HTA) é uma doença crónica que se carateriza pela elevada pressão sanguínea…