Queres ser o primeiro a receber as nossas novidades?

Subscreve e recebe as nossas notificações no teu browser.

Obrigado por subscreveres.

Melão e Meloa
Alimentos

Melão e Meloa: frutas de verão

O melão e a meloa são frutas de verão por excelência! A meloa (Cucumis melo cantalupensis) é uma espécie de melão (Cucumis melo L.) e ambos apresentam características semelhantes.
 
A cor e a textura da casca do melão, bem como a cor e o sabor da sua polpa, variam com a espécie e a forma de cultivo. A meloa apresenta uma forma arredondada, casca com nervuras e polpa verde ou alaranjada.
 

Informação Nutricional

O melão e a meloa são constituídos principalmente por água e têm um valor energético baixo.

Têm um elevado teor em potássio e são uma importante fonte de vitamina C e carotenos, em especial a zeaxantina. As variedades com uma coloração de polpa laranja ou amarela são mais ricas nestas vitaminas do que as mais claras. 

g = grama; mg = miligrama e µg = micrograma. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Fonte: Tabela da Composição de Alimentos – Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.
Composição nutricional
(100g de parte edível)
Melão Meloa
Energia (kcal) 30 23
Água (g) 91,8 92,1
Proteínas (g) 0,6 0,6
Lípidos (g) 0,3 0,1
Hidratos de Carbono (g) 5,7 4,2
Fibra (g) 0,9 0,9
Caroteno (µg) 1000 1000
Vitamina C (mg) 30 26
Potássio (mg) 230 210

Vantagens e desvantagens

Devido ao elevado teor de potássio e água, o melão e a meloa são recomendados para pessoas sob medicação diurética, por exemplo, doentes cardíacos, hepáticos e com cálculos biliares. Estes efeitos positivos no equilíbrio de fluídos do organismo refletem-se também na prevenção e melhoria dos sintomas da gota, reumatismo e prisão de ventre.

A vitamina C tem propriedades antioxidantes que ajudam a melhorar o sistema imunitário e a combater as infeções. Os carotenos (pro-vitamina A) têm também propriedades antioxidantes, ajudam a melhorar a visão e protegem as mucosas e a pele.

O melão e a meloa são alimentos muito bons para quem quer perder peso, visto terem um baixo valor energético e uma grande quantidade de água e fibra, que ajuda a regular o apetite.

Como comprar e conservar

A compra destes frutos requer alguns cuidados. Quando maduros apresentam as seguintes características:

  • cedem levemente quando comprimidos nas extremidades;
  • casca bem firme, cor forte e não apresentam rachaduras ou partes moles;
  • aroma suave e agradável;
  • devem ser pesados relativamente ao seu tamanho.

Estes frutos devem ser conservados em lugar fresco e arejado até ficarem completamente maduros. No caso de já estarem maduros, o melhor será guardá-los no frigorífico, onde se manterão conservados por mais algum tempo. Depois de cortados, coloca-os no frigorífico cobertos, por exemplo, com uma película aderente, onde se mantêm cerca de 1 a 3 dias.

Como utilizar

O melão e a meloa são muito apreciados, sobretudo ao natural. 

O melão com presunto, como entrada, é um clássico, podendo ainda ser utilizado em doces, gelados e saladas. Para dias mais quentes, uma sopa fria de melão é uma ótima opção!

No verão são frutas prediletas pelo seu poder refrescante.

Receitas Relacionadas

também

Alimentos

Se chegaste até aqui, então muito provavelmente já sabes exatamente o que são probióticos e quais…

Alimentos

A fruta do dragão, também conhecida como pitaia, é tão interessante por dentro como é por fora. É…