Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Sabes o que é uma dieta cetogénica?
Nutrição

Sabes o que é uma dieta cetogénica?

A dieta cetogénica tem sido cada vez mais procurada, especialmente por quem procura perder peso, por ser uma dieta caracterizada por uma restrição de calorias, mas também do consumo de hidratos de carbono, que muitos vêm como inimigos da perda de peso.

Na verdade, a dieta cetogénica é um subtipo da dieta “low carb”, com a particularidade de apresentar baixo teor de hidratos de carbono (50g/dia ou 10% do valor energético total - VET) e elevado teor de gordura (60-80% do VET).

Além disso, tem vindo a ser utilizada como tratamento para algumas doenças como a epilepsia, a diabetes tipo 2 e algumas doenças neurológicas.

Na verdade, a dieta cetogénica é um subtipo da dieta “low carb”, com a particularidade de apresentar baixo teor de hidratos de carbono (50g/dia ou 10% do valor energético total - VET) e elevado teor de gordura (60-80% do VET).

Neste subtipo específico, o corpo entra numa condição metabólica chamada cetose fisiológica- aumento dos corpos cetónicos no sangue — daí o nome dieta cetogénica. O que acontece efetivamente é que ao diminuir as reservas de glicogénio, ou seja, de glicose armazenados no músculo e no fígado, este último acaba por produzir corpos cetónicos.

Quando restringimos consideravelmente o consumo de hidratos de carbono, o organismo vai procurar outras fontes de energia, nomeadamente no músculo e no tecido adiposo, mas este último apenas em contexto de prática de atividade física regular. O elevado teor proteico de uma dieta cetogénica pode ajudar a preservar o tecido muscular, evitando a perda de massa magra, mas é fundamental a prática de atividade física para estimular a manutenção da massa muscular.

A restrição de hidratos de carbono implica restringir ao máximo o consumo de pão, arroz, massas, leguminosas e quase todas as frutas. Em vez disso, vais ingerir alimentos mais proteicos e ricos em boas gorduras e, por isso, é natural que não sintas fome, mesmo estando a seguir um plano hipocalórico — ou seja, baixo em calorias.

Quais os possíveis benefícios de uma dieta cetogénica?

  • Maior saciedade, já que o aumento do consumo de proteínas e gorduras saudáveis atrasa a sensação de fome por mais tempo;
  • Ajuda a controlar a diabetes, por ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue;
  • Favorece a perda de peso, devido à redução de calorias ingeridas e o controlo da glicemia;
  • Favorece a perda de massa gorda, e ao mesmo tempo a preservação da massa magra, evitando a flacidez.

Que alimentos deves consumir?

As dietas cetogénicas são definidas pelo que "não" é ingerido, em vez do que é ingerido. Alimentos como pão, cereais, arroz, massa, batata, leguminosas e quase todas as frutas ficam de fora deste plano alimentar. Isto significa que aumenta o consumo de alimentos como: ovos, peixes, carnes, produtos lácteos, hortícolas, gorduras vegetais, nozes e sementes.

Sabes o que é uma dieta cetogénica?

Existem diferentes dietas cetogénicas, nomeadamente: cetogénica clássica, cetogénica com triglicéridos de cadeia média, Atkins modificada e de baixo índice glicémico. No entanto, todas estas variantes têm o mesmo objetivo: melhorar o cumprimento da dieta tornando-a mais saborosa e diversificada, permitindo assim uma melhor adesão à mesma. Em comum, apresentam um elevado teor proteico e de gordura e a distinção entre as variantes baseia-se na relação entre gordura e hidratos de carbono.

A dieta cetogénica, por não seguir as proporções dos nutrientes recomendadas para uma alimentação equilibrada, não deve ser uma dieta a longo termo pois todos os nutrientes (macro e micro) são importantes para o bom funcionamento do organismo.

 

Receitas Relacionadas

também

Nutrição

Já alguma vez, em convívio com os teus pais ou avós presenciaste um momento em que alguém se…

Nutrição

O crudivorismo é um padrão alimentar que consiste em consumir apenas alimentos crus, daí também ser…

Nutrição

O nosso intestino é, muitas vezes, chamado de “segundo cérebro”. Isto acontece porque este órgão…