Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Noz
Alimentos

Noz

Ao longo da História, as nozes têm sido reconhecidas pelas suas propriedades medicinais.

Na verdade, ao incluir nozes na tua dieta estarás imediatamente a contribuir para a prevenção das doenças cardiovasculares e degenerativas.

Informação Nutricional
g = grama; mg = miligrama e µg = micrograma. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Fonte: Tabela da Composição de Alimentos – Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.
Composição nutricional
(100g de parte edível)
Miolo de Noz
Energia (kcal) 699
Água (g) 4,9
Proteínas (g) 16,7
Lípidos (g) 67,5
     Polinsaturados (g) 47
     Monoinstaurados (g) 15
Hidratos de carbono (g) 3,6
Fibra (g) 5,2
Vitamina B6 (mg) 0,67
Potássio (mg) 500
Fósforo (mg) 290
Magnésio (mg) 160
Zinco (mg) 2,7
Vantagens e desvantagens

Este delicioso fruto seco é uma excelente fonte de ómega-3, um tipo de ácidos gordos que o organismo não produz. Os seus potenciais benefícios para a saúde começam por promover a função cognitiva protegendo-nos contra doenças degenerativas como a de Alzheimer. A explicação é simples: as nossas células cerebrais e nervosas são compostas essencialmente por gordura. E os ácidos óemga-3 têm um papel fundamental nestas estruturas. Além disso as nozes são ricas em vitamina B6 que promove o bom funcionamento do cérebro e a produção de glóbulos vermelhos.

Mas os benefícios das nozes não se ficam por aqui. Este fruto seco também nos dá proteção cardiovascular pois melhora o perfil lipídico em indivíduos com colesterol elevado e tem efeito anti-inflamatório.  

As nozes são ainda uma boa fonte de manganês e cobre, dois minerais fundamentais, importantes para a proteção das células.

Porém, por terem muitas calorias, as nozes consumidas em excesso podem contribuir para o aumento de peso. Mas 5 ou 6 metades por dia constituem um lanche muito saudável juntamente com um iogurte ou um pouco de queijo fresco ou requeijão. E também as podes acrescentar às tuas saladas.

A noz tem pouco potencial alérgico mas os indivíduos suscetíveis devem evitar a sua ingestão. Fala com o teu médico ou nutricionista.

Como comprar e conservar

Se preferires nozes com casca escolhe as que estiverem intactas e sem manchas e prefere sempre as mais pesadas que indicam nozes mais suculentas. Se as quiseres já descascadas prefere comprá-las numa loja que garanta uma boa rotatividade do produto e escolhe as que estiverem intactas, sem manchas ou sinais de humidade.

As nozes duram muito tempo: cerca de um ano na casca e alguns meses descascadas se estiverem guardadas num lugar fresco, seco e ao abrigo da luz.

 

Receitas Relacionadas

"receita bolo de noz"
Receita 
Nestlé
  |  
Fácil
  |  
Económico

também

Alimentos

A fruta do dragão, também conhecida como pitaia, é tão interessante por dentro como é por fora. É…

Alimentos

É um item básico da despensa e da gastronomia portuguesa também. No entanto, se olharmos para as…

Alimentos

Sabes qual é a diferença entre o Abacaxi e o Ananás? Descobre as diferenças e aprende a distinguir…