Cereais e tubérculos
Nos dias de hoje, em que a preocupação com a beleza do corpo tem tanta importância, muitas pessoas só vêem nos cereais e tubérculos uma fonte de calorias.
Mas este grupo alimentar é essencial à saúde e ninguém deve prescindir dele no seu dia a dia.
Prefere os cereais integrais
Como explica um estudo da Universidade de Harvard, a riqueza dos cereais integrais não se deve a nenhum fator de magia capaz de melhorar a saúde em todas as idades. A verdade é que o conjunto de todos os elementos do grão conferem aos cereais um enorme valor nutritivo.
Quando na sua forma integral os cereais são riquíssimos em fibra solúvel que ajuda a combater o colesterol. Por outro lado, o seu alto teor de fibra insolúvel facilita o transito intestinal. Os cereais contêm ainda uma verdadeira coleção de antioxidantes e minerais essenciais entre os quais magnésio, selénio e cobre que contribuem para minorar o risco de doenças cardíacas e alguns tipos de cancro.
A verdade dos tubérculos
Os tubérculos, entre os quais o mais conhecido é a batata, têm sido vistos como alimentos a evitar. Mas na verdade são um alimento rico em hidratos de carbono complexos (amido), e outras substâncias nutritivas muito importantes numa alimentação equilibrada.
Contêm pouca gordura, muitas fibras e um alto teor de proteína vegetal. E ainda te fornecem vitaminas C e do complexo B além de minerais como o potássio, o fósforo e o magnésio. Se os fritares aumentas grandemente o seu peso calórico pelo que deves preferir cozinhá-los ao vapor ou no forno, envoltos em papel de alumínio (assados com pele, sem sal e sem gordura).
As doses diárias e porções de cereais e tubérculos
De acordo com a Roda dos Alimentos a ingestão diária de cereais e tubérculos deve situar-se entre as 4 e as 11 porções, de acordo com a idade e atividade física. A quantidade equivalente a uma porção varia conforme o alimento.
Vê abaixo o equivalente a uma porção de:
- Pão: 1 unidade com 50 g
- Broa: 1 fatia fina, cerca de 70 g
- Batata: 1,5 unidades de tamanho médio ou 125 g
- Cereais de pequeno-almoço: 5 colheres de sopa ou 35 g
- Bolachas (tipo Maria ou água e sal): 6 unidades ou 35 g
- Arroz ou massa crus: 2 colheres de sopa ou 35 g
- Arroz ou massa cozinhados: 4 colheres de sopa ou 110g
Vê também
Nutrição
O crudivorismo é um padrão alimentar que consiste em consumir apenas alimentos crus, daí também ser…
Nutrição
O nosso intestino é, muitas vezes, chamado de “segundo cérebro”. Isto acontece porque este órgão…
Nutrição
Esta vitamina, tal como todas as outras, é essencial para que o corpo se mantenha saudável, e a sua…