Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Cereais e tubérculos
Nutrição

Cereais e tubérculos

Nos dias de hoje, em que a preocupação com a beleza do corpo tem tanta importância, muitas pessoas só vêem nos cereais e tubérculos uma fonte de calorias.

Mas este grupo alimentar é essencial à saúde e ninguém deve prescindir dele no seu dia a dia.

Prefere os cereais integrais

Como explica um estudo da Universidade de Harvard, a riqueza dos cereais integrais não se deve a nenhum fator de magia capaz de melhorar a saúde em todas as idades. A verdade é que o conjunto de todos os elementos do grão conferem aos cereais um enorme valor nutritivo.

Quando na sua forma integral os cereais são riquíssimos em fibra solúvel que ajuda a combater o colesterol. Por outro lado, o seu alto teor de fibra insolúvel facilita o transito intestinal. Os cereais contêm ainda uma verdadeira coleção de antioxidantes e minerais essenciais entre os quais magnésio, selénio e cobre que contribuem para minorar o risco de doenças cardíacas e alguns tipos de cancro.

A verdade dos tubérculos

Os tubérculos, entre os quais o mais conhecido é a batata, têm sido vistos como alimentos a evitar. Mas na verdade são um alimento rico em hidratos de carbono complexos (amido), e outras substâncias nutritivas muito importantes numa alimentação equilibrada.

Contêm pouca gordura, muitas fibras e um alto teor de proteína vegetal. E ainda te fornecem vitaminas C e do complexo B além de minerais como o potássio, o fósforo e o magnésio. Se os fritares aumentas grandemente o seu peso calórico pelo que deves preferir cozinhá-los ao vapor ou no forno, envoltos em papel de alumínio (assados com pele, sem sal e sem gordura).

As doses diárias e porções de cereais e tubérculos

De acordo com a Roda dos Alimentos a ingestão diária de cereais e tubérculos deve situar-se entre as 4 e as 11 porções, de acordo com a idade e atividade física. A quantidade equivalente a uma porção varia conforme o alimento.

Vê abaixo o equivalente a uma porção de:

  • Pão: 1 unidade com 50 g
  • Broa: 1 fatia fina, cerca de 70 g
  • Batata: 1,5 unidades de tamanho médio ou 125 g
  • Cereais de pequeno-almoço: 5 colheres de sopa ou 35 g
  • Bolachas (tipo Maria ou água e sal): 6 unidades ou 35 g
  • Arroz ou massa crus: 2 colheres de sopa ou 35 g
  • Arroz ou massa cozinhados: 4 colheres de sopa ou 110g

 

 

também

Nutrição

A dieta cetogénica tem sido cada vez mais procurada, especialmente por quem procura perder pesoo,…

Nutrição

Já alguma vez, em convívio com os teus pais ou avós presenciaste um momento em que alguém se…

Nutrição

O crudivorismo é um padrão alimentar que consiste em consumir apenas alimentos crus, daí também ser…