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Batata
Alimentos

Batata

A batata é um tubérculo que compreende mais de 2000 espécies.

É um alimento básico, cultivado nas regiões temperadas de todo o mundo. Está presente no nosso mercado durante todo o ano.

Informação Nutricional

A batata contém uma elevada percentagem de água. É uma boa fonte de amido (hidrato de carbono complexo), mas também de alguns minerais como o potássio. O seu teor em proteínas, fibras e vitaminas é escasso.

Destacam-se as vitaminas C e B6, que existem sobretudo na pele do tubérculo, no entanto, nas batatas descascadas e nas que são submetidas a processos de cocção, este teor vitamínico vê-se substancialmente reduzido.

Embora o teor calórico da batata não seja muito elevado, este pode triplicar em processos como a fritura, uma vez que o tubérculo absorve grande parte da gordura usada no método culinário.

g = grama; mg = miligrama e µg = micrograma. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Fonte: Tabela da Composição de Alimentos – Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.
Composição nutricional
(100g de parte edível)
Batata Crua Batata Assada com pele, sem sal (só a polpa) Batata Frita Caseira (em palitos) Batata Cozida
Energia (kcal) 90 90 227 87
Água (g) 76 75,8 54,3 77
Proteínas (g) 2,5 2,5 3,7 2,4
Lípidos (g) 0 0 10,8 0
Hidratos de Carbono (g) 19,2 19,2 27,6 18,5
Amido (g) 18 18 25,9 17,3
Fibra (g) 1,6 1,7 2,4 1,6
Vitamina B6 (mg) 0,44 0,37 0,5 0,38
Vitamina C (mg) 14 13 13 11
Potássio (mg) 450 480 690 370
Vantagens e desvantagens

A batata é um alimento rico em hidratos de carbono complexos (amido), e outras substãncias nutritivas muito importantes numa alimentação equilibrada.

Quando cozinhada ao vapor ou no forno (em papelote) constitui um excelente acompanhamento no prato, fornecendo energia de forma saudável.

Dado o seu elevado teor em potássio, é importante que indivíduos que sofram de insuficiência renal controlem muito bem o seu consumo – devem deixar as batatas 24 horas de molho (mudando duas vezes a água) e cozinhá-las em pedaços, para libertar o potássio na água da cozedura.

Como comprar e conservar

O consumidor deve ter especial atenção, no momento de compra, ao aspecto geral, forma e tamanho, assim como à sua cor, assegurando-se que não tem porções de cor verde. Esta cor na batata é indicativa da presença de um alcalóide tóxico, chamado solanina.

Uma vez compradas, as batatas devem conservar-se o menor tempo possível em local fresco e seco, protegidas da luz.

Como utilizar

A melhor forma de conservar as suas propriedades nutritivas e de evitar aumentar o seu valor calórico é cozinhar as batatas ao vapor ou no forno, envoltas em papel de alumínio (assadas com pele, sem sal e sem gordura).

 

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