Saboreia a Vida | Nestlé
Saboreia a Vida | Nestlé


SOCIAL

PROGRAMA COMPLETO PARA CELEBRAR O DIA DA MÃE (SEM SAIR DE CASA)

Há momentos em que nem tudo corre como desejamos e ir almoçar fora ou fazer uma viagem não é uma opção, mas isso não significa que o dia seja menos memorável. 

Nas escolas, o Dia da Mãe está planeado desde antes das férias da Páscoa. As crianças são encarregadas de trazer vários materiais, desde pedaços de massa, tintas, cola, cartolinas de todas as cores, papel crepe ou até flores e, depois, só têm de usar a imaginação para criar o presente perfeito para oferecer à mãe. Mas, e quando não há escola?

O Dia da Mãe não fica esquecido, mesmo quando não há lojas abertas para ir comprar um presente de última hora. Claro que há sempre a opção de encomendar qualquer coisa que chega a casa embrulhada e pronta a entregar, mas porque não aproveitar os momentos em que toda a família está em casa para celebrar de uma forma diferente (e bem mais divertida)?

Deixamos 10 sugestões de atividades que pode aproveitar para fazer no Dia da Mãe e que envolvem toda a família. O pai, os miúdos e até os filhos mais velhos que já consideram não ter idade para brincadeiras ou programas ‘chatos em família´ mas que, um dia, vão saber dar valor a todos estes pequenos momentos. 

Sejam a Marie Kondo por um dia

Mãe que é mãe gosta de ter a casa imaculada e nada pode estar fora do sítio. Aquela fotografia na parede da sala está torta desde que foi pendurada? Está na hora de a endireitar. As gavetas estão uma confusão? Vejam um tutorial da Marie Kondo, tirem tudo o que está lá dentro e dobrem segundo as instruções dos vídeos. No final, até vale a pena fotografar essa obra de arte. Entretanto, aproveitem também para "destralhar" aquele serviço de pratos que nunca viu a luz do dia ou para se desfazerem daquela faca para cortar bolos que a tia ofereceu há cinco anos e nunca foi usada. Ah, sem esquecer de agradecer, um dos passos fundamentais do método Kon Mari. 

Tirem o pó aos jogos de tabuleiro

Lembram-se de quando compraram aqueles cinco jogos e achavam que iam usar todos os fins de semana em jantares com amigos ou em família? Nunca aconteceu, certo? Muito provavelmente esses jogos já têm mais pó do que o topo daquele roupeiro que ninguém limpa. Aproveitem o Dia da Mãe e dêem-lhes, finalmente, algum uso. Mais ainda, façam disso um desafio. Dividam-se em equipas e façam diferentes jogos. No final, a equipa com menos pontos fica responsável por lavar a louça do jantar durante uma semana. 

Preparem uma sobremesa gourmet, que até dá pena comer

Há um episódio de “Friends” onde Rachel prepara uma receita de “Triffle”, uma sobremesa tipicamente inglesa que tinha tudo para correr bem, até que entre geleia, palitos La Reine e natas batidas, há carne picada, batatas e ervilhas. Não é boa ideia tentar replicar a receita, porque pode acabar em desastre. O melhor é ficar-se por algo mais simples como um bolo de chocolate, que, no final, pode rechear com frutas ou até com creme de pasteleiro, para tornar uma receita simples numa sobremesa digna de aparecer no feed de Instagram.


Alguém disse “bombas de banho”? 

Criar um spa em casa não é muito difícil, mas pode ser ainda mais divertido se fizerem umas bombas de banho que, na verdade, se tornam no presente perfeito para oferecer no Dia da Mãe. Só precisam de ácido cítrico, bicarbonato de sódio, um pigmento à escolha e um óleo essencial. Depois, é só misturar todos os ingredientes, colocar numa forma de silicone e deixar secar. Quando oferecerem o presente à mãe, lembrem-se de que ela precisa de uns minutos para relaxar.

Preparem um brunch digno de hotel, e comam no sofá a ver séries

Ovos mexidos, waffles, panquecas, croissants, torradas com abacate e ovos escalfados, granola (de preferência caseira) com iogurte, várias frutas cortadas, café com leite e sumos naturais são alguns dos ingredientes que não podem faltar num bom brunch. Preparem-nos juntos na cozinha, dando uma tarefa a cada membro da família e, depois, não se preocupem com a mesa. Utilizem a mesa de centro da sala, sentem-se todos no chão e aproveitem para ver um episódio daquela série que costumam ver juntos. Nada de notícias.

Preparem os clássicos — e as pipocas

Quando foi a última vez que viram um filme em conjunto? E um clássico? Provavelmente, se todos os membros da família fizerem uma lista, vão encontrar, pelo menos, um clássico que nem todos viram. “A Vida é Bela”, “Casablanca” ou “Mary Poppins” (a versão com Judy Andrews, não a mais recente) são sempre bons filmes para recordar em família. Não se esqueçam de preparar umas pipocas, porque uma sessão de cinema tem sempre de ter pipocas. 

Encarnem a vossa Isabel II, com o chá das cinco

Se não "destralharam" a casa completamente, é possível que aquele serviço de chá oferecido pela avó ainda esteja escondido em qualquer um dos armários da cozinha ou da sala. Tirem-lhes o pó e preparem um chá digno de ser servido no Palácio de Buckingham. Para o tornar ainda mais interessante, façam uns scones caseiros e sirvam-nos com manteiga e geleia. 

Façam um arranjo de flores

Há quem as adore, e quem as deteste, mas a realidade é que são o presente ideal para oferecer no Dia da Mãe. Existem várias empresas que já entregam ramos de flores prontos em casa, mas para tornar este dia ainda mais especial, porque não fazerem, em conjunto, o vosso próprio arranjo? Juntem várias flores e folhas de que gostem e componham ao vosso gosto. No final, a entrada lá de casa, ou a sala, vai ficar ainda mais bonita. 

Acampar, sem sair de casa

Pode parecer estranho, mas se há programa divertido é simular um dia de acampamento. Se tiverem espaço exterior, a tarefa não será muito difícil, basta pegarem numas tendas e levarem lá para fora. Quem morar num apartamento sem varandas vai ter de puxar ainda mais pela veia criativa. Inventem fortes, coloquem tendas no meio da sala e façam de conta que estão a acampar. Se quiserem levar a brincadeira ainda mais longe, preparem umas sandes e comam dentro das tendas, tal como num acampamento de verdade.

Façam uma sessão de fotos em família, para mais tarde recordar

E quem disse que todos estes momentos tinham apenas de ficar guardados na memória? Peguem na máquina fotográfica que só é usada em viagens e aniversários e fotografem todos estes momentos em família. Mais tarde, pode ser que as queiram imprimir para colocar num álbum ou até emoldurar. Quem sabe se não será esse o presente perfeito para o próximo Dia da Mãe?
PARTILHAR 4 LIKES

Sugestões