Saboreia a Vida | Nestlé
Saboreia a Vida | Nestlé


SOCIAL

Glossário

Diz respeito à percentagem de um nutriente, nomeadamente as proteínas, que é aproveitada pelo organismo depois de ser absorvido e metabolizado. Quanto mais elevado for o valor biológico, maior é a quantidade de proteína, por exemplo, que o organismo utiliza para as suas funções específicas.
Quantidade de energia obtida através da absorção e metabolização dos nutrientes do alimento, nomeadamente hidratos de carbono, proteínas, gordura, álcool, ácidos orgânicos e polióis. Geralmente apresenta-se o valor energético por 100 g ou por dose do alimento.
Vitamina lipossolúvel com uma acção importante na manutenção de uma boa visão. Veja mais informação na área "Nutrientes" deste site.
A vitamina B1 ou também conhecida por Tiamina ou vitamina F, é fundamental na produção de energia a partir dos nutrientes, importante para o crescimento, apetite, digestão e sistema nervoso. Pode ser encontrada em alimentos como a carne, ovos, peixe, leguminosas e cereais integrais. A sua carência é refletida em problemas a nível do sistema nervoso e cardiovascular (Beribéri).
A vitamina B12 pode ser encontrada em alimentos com o fígado, leite, ovos, peixe, queijo e carne. Torna-se essencial para o crescimento e divisão celular e participa na formação de glóbulos vermelhos e no metabolismo dos aminoácidos e ácidos nucleicos.
A vitamina B2 pode ser encontrada em maior quantidade em lacticínios, carne, ovo e hortícolas de folha verde-escuro. É essencial para o crescimento e participa na produção de energia.
A Niacina é uma das vitaminas do complexo B. Tanto pode ter origem exógena (proveniente de alimentos como a carne, peixe, frutos secos, lacticínios e ovos) como origem endógena (produzida pelo nosso organismo a partir do triptofano e em presença de vitamina B6). Tem a capacidade de participar na produção de energia e permite o bom funcionamento do sistema nervoso. A pelagra é uma doença caracterizada pela carência desta vitamina.
A Vitamina B6 detém várias funções importantes no nosso organismo. Mostra-se ser essencial para o metabolismo das proteínas e dos lípidos e importante para a formação dos glóbulos vermelhos e funcionamento do sistema nervoso. Consegue também participar na produção de energia tal como o ácido Pantoténico e auxilia a conversão de triptofano em vitamina B12. Pode ser encontrada em alimentos como a carne de porco, cereais integrais, leguminosas, batatas e bananas.
Vitamina hidrossolúvel com uma capacidade antioxidante essencial para manutenção da integridade dos tecidos e protecção contra infecções. Também designada de ácido ascórbico. Veja mais informação na área "Nutrientes" deste site.
Vitamina lipossolúvel que ajuda a fixar do cálcio e a fortalecer os ossos e os dentes. Veja mais informação na área "Nutrientes" deste site.
Vitamina lipossolúvel que protege as células da oxidação e exerce, conjuntamente com a vitamina C, uma importante função antioxidante. Veja mais informação na área "Nutrientes" deste site.
Vitamina lipossolúvel essencial para a coagulação do sangue. Veja mais informação na área "Nutrientes" deste site.
São nutrientes fundamentais para o funcionamento do organismo e para a protecção de numerosas doenças. Podem ser classificadas em vitaminas hidrossolúveis e lipossolúveis. Veja mais informação na área "Nutrientes" deste site. Veja mais informação na área "Nutrientes" deste site.
Conjunto de vitaminas hidrossolúveis com inúmeras funções essenciais no organismo, como assegurar funcionamento adequados de todos os órgãos, metabolismo dos nutrientes e produção de energia. Dentro deste complexo vitamínico podemos encontrar as vitaminas B1, B2, B6, B12, niacina, biotina, ácido pantoténico e ácido fólico.