Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Glossário

Á B C D E F G H I L M N O P Q R S T V Z
Valor biológico
Diz respeito à percentagem de um nutriente, nomeadamente as proteínas, que é aproveitada pelo organismo depois de ser absorvido e metabolizado. Quanto mais elevado for o valor biológico, maior é a quantidade de proteína, por exemplo, que o organismo utiliza para as suas funções específicas.
Valor energético
Quantidade de energia obtida através da absorção e metabolização dos nutrientes do alimento, nomeadamente hidratos de carbono, proteínas, gordura, álcool, ácidos orgânicos e polióis. Geralmente apresenta-se o valor energético por 100 g ou por dose do alimento.
Vitamina A
Vitamina lipossolúvel com uma acção importante na manutenção de uma boa visão. Veja mais informação na área "Nutrientes" deste site.
Vitamina B1
A vitamina B1 ou também conhecida por Tiamina ou vitamina F, é fundamental na produção de energia a partir dos nutrientes, importante para o crescimento, apetite, digestão e sistema nervoso. Pode ser encontrada em alimentos como a carne, ovos, peixe, leguminosas e cereais integrais. A sua carência é refletida em problemas a nível do sistema nervoso e cardiovascular (Beribéri).
Vitamina B12
A vitamina B12 pode ser encontrada em alimentos com o fígado, leite, ovos, peixe, queijo e carne. Torna-se essencial para o crescimento e divisão celular e participa na formação de glóbulos vermelhos e no metabolismo dos aminoácidos e ácidos nucleicos.
Vitamina B2
A vitamina B2 pode ser encontrada em maior quantidade em lacticínios, carne, ovo e hortícolas de folha verde-escuro. É essencial para o crescimento e participa na produção de energia.
Vitamina B3 ou PP
A Niacina é uma das vitaminas do complexo B. Tanto pode ter origem exógena (proveniente de alimentos como a carne, peixe, frutos secos, lacticínios e ovos) como origem endógena (produzida pelo nosso organismo a partir do triptofano e em presença de vitamina B6). Tem a capacidade de participar na produção de energia e permite o bom funcionamento do sistema nervoso. A pelagra é uma doença caracterizada pela carência desta vitamina.
Vitamina B6
A Vitamina B6 detém várias funções importantes no nosso organismo. Mostra-se ser essencial para o metabolismo das proteínas e dos lípidos e importante para a formação dos glóbulos vermelhos e funcionamento do sistema nervoso. Consegue também participar na produção de energia tal como o ácido Pantoténico e auxilia a conversão de triptofano em vitamina B12. Pode ser encontrada em alimentos como a carne de porco, cereais integrais, leguminosas, batatas e bananas.
Vitamina C

Vitamina hidrossolúvel com uma capacidade antioxidante essencial para manutenção da integridade dos tecidos e protecção contra infecções. Também designada de ácido ascórbico. Veja mais informação na área "Nutrientes" deste site.

Vitamina D
Vitamina lipossolúvel que ajuda a fixar do cálcio e a fortalecer os ossos e os dentes. Veja mais informação na área "Nutrientes" deste site.
Vitamina E
Vitamina lipossolúvel que protege as células da oxidação e exerce, conjuntamente com a vitamina C, uma importante função antioxidante. Veja mais informação na área "Nutrientes" deste site.
Vitamina K
Vitamina lipossolúvel essencial para a coagulação do sangue. Veja mais informação na área "Nutrientes" deste site.
Vitaminas
São nutrientes fundamentais para o funcionamento do organismo e para a protecção de numerosas doenças. Podem ser classificadas em vitaminas hidrossolúveis e lipossolúveis. Veja mais informação na área "Nutrientes" deste site. Veja mais informação na área "Nutrientes" deste site.
Vitaminas do complexo B
Conjunto de vitaminas hidrossolúveis com inúmeras funções essenciais no organismo, como assegurar funcionamento adequados de todos os órgãos, metabolismo dos nutrientes e produção de energia. Dentro deste complexo vitamínico podemos encontrar as vitaminas B1, B2, B6, B12, niacina, biotina, ácido pantoténico e ácido fólico.