Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Glossário

Á B C D E F G H I L M N O P Q R S T V Z
Hidratos de Carbono
Macronutriente que deve representar a principal fonte de energia da nossa alimentação. Veja mais informação na área "Nutrientes" deste site.
Hidrossolúvel
Solúvel em água.
Hipercolesterolemia
Hipercolesterolemia corresponde ao aumento, a cima do normal, da quantidade de colesterol sanguíneo. Globalmente a hipercolesterolemia é responsável por 18% de todas as doenças cerebrovasculares e por 56% das doenças cardíacas isquémicas. Causas de hipercolesterolemia: alimentação rica em colesterol ou gordura saturada (gordura da carne, leite e derivados), excesso de peso corporal, idade, menopausa e outros tipos de doenças (diabetes, insuficiência renal ou doenças da tiroide).
Hipoglicémica
Alguns alimentos têm uma capacidade hipoglicémica, isto é, após serem ingeridos têm a capacidade de diminuir ou contribuir para a diminuição dos níveis glicémicos (açúcar no sangue).
Homocisteína
A homocisteína é um aminoácido que surge como produto do metabolismo da metionina e parece ter grande importância como fator de risco para a doença arterial coronária.
Hormona T3
A hormona T3 ou Tri-iodotironina, é uma hormona tiroideia, ou seja, produzida na glândula tiroideia que estimula o metabolismo celular.