Glossário

Á B C D E F G H I L M N O P Q R S T V Z
Pasteurização
Sucintamente a pasteurização trata-se de um tratamento térmico suave que visa a eliminação/redução de microrganismos patogénicos, que têm tendência a se multiplicar nos alimentos, de forma a que estes não representem um perigo significativo para a saúde pública.
Pectina
A pectina é um polissacárido cuja estrutura tem propriedades que permitem a formação de um gel e dessa forma é amplamente utilizado em geleias. Surge naturalmente em frutos, como por exemplo em maçãs, frutas cítricas, morangos ou outras frutas, mas também pode ser utilizada em alimentos de forma a engrossá-los ou estabilizá-los.
Peixes Gordos
Os peixes gordos são considerados uma excelente fonte de vitaminas (vitaminas A, D, E e K), minerais (cálcio, ferro, fósforo, iodo, potássio e selénio) e ácidos gordos ómega 3. Pelo facto deste tipo de peixes ter um elevado teor de gordura, possui mais calorias que um peixe magro. Exemplos de peixes gordos são a sardinha, o atum, o salmão, a truta e a cavala.
Peixes Magros

Os peixes magros, comparativamente com os peixes gordos, contêm menos teor de gordura e por esse motivo, possuem menos calorias. Também são de mais fácil digestão. Exemplos de peixes magros são o carapau, cherne, faneca, robalo e tamboril.

Perímetro da cintura
O perímetro da cintura é uma medida antropométrica que é muito utilizada para avaliar o risco que um individuo tem de desenvolver complicações metabólicas. É medido no ponto intermédio entre a crista ilíaca e o bordo inferior da caixa torácica (última costela). Está intimamente correlacionada com a acumulação de tecido adiposo abdominal. 
 
 Risco aumentadoRisco muito aumentado
Mulheres94 cm102 cm
Homens0 cm88 cm

Pescado
Conjunto formado por peixe, moluscos e crustáceos.
Polifenóis
Os polifenóis são produtos químicos naturais existentes em plantas. Incluem os flavonóides, catequinas, isoflavonóides, lignanas e antocianinas, que são antioxidantes que podem ajudar a proteger contra danos oxidativos. São comumente encontrados em algumas frutas e legumes, chá, café, soja, sementes e lentilhas e em pouca quantidade em chocolate preto e vinho tinto.
Polióis
Compostos derivados dos hidratos de carbono. Os polióis são adicionados aos alimentos como edulcorantes, em substituição dos hidratos de carbono, por terem um valor energético mais baixo. No entanto, têm um poder adoçante mais leve e a sua utilização é, por isso, acompanhada por potentes adoçantes. Têm a vantagem de não provocarem cáries dentárias, visto não serem metabolizados pelas bactérias da boca. O manitol, o sorbitol e o isomalte são exemplos de polióis.
Potássio
O potássio é um mineral importante para o nosso organismo. Participa na regulação dos fluídos corporais, é fundamental para o sistema nervoso e participa na contração muscular. É encontrado em produtos hortícolas, frutas e carne.
Pressão Arterial Diastólica
Para que se possa definir e entender esta denominação, primeiramente é necessário definir ciclo cardíaco. Denomina-se de ciclo cardíaco todo o conjunto de acontecimentos que ocorrem desde o fim de um batimento cardíaco até ao fim do próximo batimento, e é então durante estes acontecimentos que se pode verificar que a pressão arterial varia, podendo ser denominada de pressão arterial sistólica ou diastólica. A pressão arterial diastólica pode ser calculada imediatamente antes do próximo batimento cardíaco, quando a válvula aórtica está fechada e a mitral está aberta e quando o ventrículo esquerdo encontra-se relaxado e a receber o sangue proveniente das aurículas. É nesta fase que a pressão arterial é baixa.

A PAD pode ser observada quando medimos a pressão arterial, no momento em que a pressão que a braçadeira, do instrumento de medição, diminui e sequencialmente quando o som que é emitido pelo estetoscópio desaparece completamente. Corresponde então ao menor valor verificado durante a aferição da pressão arterial.

Proteína

São nutrientes compostos por unidades básicas denominadas aminoácidos e cuja principal função no organismo é garantir a matéria prima para o crescimento, manutenção e reparação dos nossos orgãos, tecidos e células. 

Proteínas de alto valor biológico
As unidades básicas das proteínas são os aminoácidos. A qualidade de uma proteína vai variar conforme a sua composição em aminoácidos. Quando uma proteína é constituída por todos os aminoácidos essenciais, diz-se que é uma proteína de alto valor biológico.
Proteínas de origem animal
Referem-se a proteínas que provêm de alimentos de origem animal, como por exemplo carnes, ovos, leite e derivados. Possuem todos os aminoácidos essenciais, portanto são consideradas proteínas de alto valor biológico.
Proteínas de origem vegetal
Referem-se a proteínas que provêm de alimentos vegetais, como por exemplo legumes, frutos secos e cereais. São proteínas de baixo valor biológico.
Purinas

São bases nitrogenadas adenina e guanina, que são constituintes das nucleoproteínas, cujo produto metabólico final é o ácido úrico.