Saboreia a Vida | Nestlé
Saboreia a Vida | Nestlé


SOCIAL

Glossário

Nutrientes que em conjunto fornecem a quase totalidade da energia necessária ao organismo. Incluem os hidratos de carbono, as proteínas e a gordura.
O magnésio é um mineral que pode ser encontrado em frutos secos, cereais integrais, hortícolas de folha verde-escura e leguminosas. Como funções sabe-se que o magnésio é um componente de enzimas envolvidas em inúmeros processos metabólicos e é importante no mecanismo de contração muscular.
O mercúrio é um elemento químico de número atómico 80 e é um dos poucos elementos que se apresentam líquidos à temperatura ambiente. É considerada uma substância altamente tóxica e a sua ingestão alimentar (destacadamente por uma dieta piscívora) é uma das principais formas de contaminação. O mercúrio é um metal pesado que pode acarretar efeitos para a saúde, comprometendo o desempenho do sistema nervoso central, fígado, medula óssea, pulmão, rim, coração, entre outros órgãos.
Quantidade de energia gasta pelo organismo para manter todas as suas funções vitais durante um estado de repouso. É mais elevado nos homens, indivíduos com elevada massa muscular e praticantes de exercício físico regular. Apesar de existirem métodos laboratoriais analíticos para determinar o gasto energético do metabolismo basal, habitualmente são usadas as fórmulas Harris-Benedict para o estimar. Representa cerca de 70% do gasto energético total diário.
São substâncias químicas encontradas em bebidas alimentícias ou estimulantes não alcoólicas como café, chá, entre outras. As metilxantinas mais abundantes são a cafeína, teofilina e teobromina.
Nutrientes que o organismo necessita em quantidades reduzidas – miligramas ou microgramas – como as vitaminas e os minerais.
O termo microrganismo tende a substituir o termo micróbio. Trata-se de um ser vivo microscópico, geralmente constituído apenas por uma célula. Os microrganismos compreendem as bactérias, fungos, leveduras e vírus. Normalmente este termo está associado a doenças infeciosas e virais, contudo alguns têm um papel essencial nos ciclos ecológicos.
Compostos inorgânicos que aparecem principalmente em alimentos como os hortícolas, frutas e cereais. São indispensáveis para regular as funções do nosso organismo e fazem parte da estrutura dos nossos ossos e dentes. Veja mais informação na área "Nutrientes" deste site.
A mucosa intestinal é o nome que se dá ao revestimento das paredes do intestino que é fundamental para os processos de absorção dos nutrientes contidos nos alimentos. A mucosa consegue segregar uma camada de muco que protege as células e auxilia a movimentação dos alimentos ao longo do trato intestinal.