Saboreia a Vida | Nestlé
Saboreia a Vida | Nestlé


SOCIAL

Glossário

Toda a substância, seja ou não tratada, destinada à alimentação humana, englobando as bebidas e produtos do tipo das pastilhas elásticas, com todos os ingredientes utilizados no seu fabrico, preparação e tratamento (Decreto-Lei n.º 560/99).
Concentração de glicose no sangue. É normalmente expressa em miligramas por decilitro (mg/dl). Os valores normais situam-se entre 70 e 100 mg/dL e devem ser mantidos relativamente constantes. Níveis excessivamente baixos (abaixo de 70 mg/dl) ou elevados (acima de 250 mg/dl), denominam-se hipo- e hiperglicemia, respectivamente.
Glúten é uma proteína de baixo valor nutritivo, existente em diversos cereais, nomeadamente no trigo, aveia, cevada e no centeio. O uso de cereais com glúten propagou-se devido à sua capacidade de retenção de ar na matriz proteica facilitando uma melhor adesão da massa, um fenómeno que favorece a fabricação de pão. É constituído por duas frações proteicas principais: prolamina e gluteninas. Alguns indivíduos podem ser intolerantes ao glúten.
Nutriente com o valor energético mais elevado, sendo também importante para a renovação celular e para a integridade dos tecidos. Veja mais informação na área "Nutrientes" deste site.
Os ácidos gordos polinsaturados são as “gorduras boas”. São caracterizados por apresentarem pelo menos duas ligações duplas na sua molécula e podem ser subdivididos em dois grupos diferentes: ácidos gordos ómega-3 e ómega-6. Os ácidos gordos ómega-6 podem ser encontrados em margarinas, óleo de girassol, alguns frutos secos, algumas sementes e legumes. Os ácidos gordos ómega-3 são encontrados em óleos de peixe, como por exemplo no salmão, sardinha ou atum.
A gordura saturada é frequentemente referida como ‘gordura má’ devido ao seu impacto nos níveis de colesterol sanguíneos. Este tipo de gordura é geralmente sólida à temperatura ambiente e é a gordura que é encontrada mais facilmente na carne, podendo também ser encontrada em produtos de fonte vegetal, como óleo de palma e óleo de coco.
Este tipo de ácidos gordos são caracterizados por apresentarem apenas uma dupla ligação na sua molécula. É uma gordura que é considerada benéfica por auxiliar a redução dos níveis de colesterol LDL no sangue. O principal alimento que representa este tipo de gorduras é o azeite e por serem gorduras estáveis conseguem ser utilizadas na culinária a temperaturas elevadas sem que as suas propriedades sejam alteradas.
A Gota é uma patologia caracterizada por uma alteração do metabolismo das purinas e normalmente aparece associada à obesidade, piorando com a ingestão de álcool e a ingestão excessiva de gorduras. Estas alterações conduzem a uma deposição de cristais de urato nas articulações, formando tofos e deformações articulares. A maioria dos indivíduos que desenvolvem Gota apresentam hiperuricemia.