Saboreia a Vida | Nestlé
Saboreia a Vida | Nestlé


SOCIAL

Glossário

Mineral essencial para a hemoglobina no transporte do oxigénio no sangue e para o reforço do sistema imunitário. Veja mais informação na área "Nutrientes" deste site.
Componentes dos alimentos de origem vegetal que não são digeríveis pelo organismo. Visite o tema dedicado às fibras alimentares na área “Dossiers” deste site.
Compostos não essenciais que se encontram principalmente nos hortícolas e frutas. Têm propriedades benéficas para o organismo, nomeadamente a sua capacidade antioxidante.
Os fitoquímicos (“fito” significa planta) são compostos biologicamente ativos das plantas. Os cientistas já identificaram mais de 12.000 fitoquímicos, sendo que uma planta pode conter vários tipos diferentes destes compostos. Parte da conclusão de que os alimentos vegetais são bons para a saúde, provém do seu conteúdo em fitoquímicos, que têm propriedades antioxidantes, anticancerígenas, anti-inflamatórias, anti trombóticas, antibacterianas, redutoras do colesterol, relaxante dos vasos sanguíneos, entre outras.
São compostos que têm estruturas semelhantes ao colesterol e são encontrados naturalmente em pequenas quantidades em alimentos como óleos vegetais, frutas, legumes e nozes. Quando são consumidos regularmente em produtos concentrados (margarinas ricas em Fitosteróis), podem ajudar a diminuir a absorção de colesterol e consequentemente os níveis deste.
São pigmentos que existem nas plantas e que atuam como eliminadores de radicais livres, podendo contribuir para a manutenção da saúde cardíaca. Estimulam as defesas antioxidantes.
Os folatos designam simultaneamente o ácido fólico e sais (folatos). Considera-se que pertence à família das vitaminas B e que deve ser consumido frequentemente. Ver mais em ácidofólico.
O fósforo é um mineral que possui funções importantes no nosso organismo, como por exemplo é responsável pela formação dos nossos ossos e dentes, produção de energia e é um componente do material genético (DNA). Pode ser encontrado em alimentos como a carne, peixe e ovos, lacticínios, frutos secos, hortícolas, cereais e leguminosas, ou seja, está presente em quase todos os grupos da roda dos alimentos, sendo assim fácil de obter quando temos uma alimentação equilibrada.