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ALFACE

A Alface é composta principalmente por água (cerca de 96% do seu peso total é água). 
O seu valor energético é muito baixo, mas apresenta boas quantidades de vitaminas e minerais. 

Seguidamente poderá encontrar mais informação sobre a Alface.


INFORMAÇÃO NUTRICIONAL
 
Tabela de composição nutricional (100 g de Parte Edível)

 

Alface Crua

Energia (kcal)

12

Água (g)

95,9

Proteínas (g)

1,8

Lípidos (g)

0,2

Hidratos de carbono (g)

0,8

Fibra (g)

1,3

Carotenos (µg)

688

Ácido Fólico (µg)

55

Potássio (mg)

313

Magnésio (mg)

22


mg = miligramas.
Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios.
Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006.


VANTAGENS E DESVANTAGENS

- O valor energético da alface é muito baixo e o seu conteúdo em água representa 96% do seu peso; 
- Relativamente às vitaminas e minerais, destacam-se os carotenos e o ácido fólico, bem como o potássio e o magnésio;
- Apresenta um teor de fibra moderado;
Como tem um conteúdo moderado de fibra, a alface ajuda a aumentar a sensação de saciedade durante uma refeição e assim, diminuir o apetite e a quantidade de alimentos consumidos. Além disso, como tem um baixo valor energético pode ser consumida sem grandes restrições


COMO COMPRAR E CONSERVAR

No ato da compra escolha folhas limpas, de cor brilhante e sem marcas de picadas de insetos. Rejeite as folhas que tiverem murchas. 
Conserve no frigorífico dentro de um saco plástico não fechado depois de retirar as folhas danificadas ou murchas.
A alface é consumida preferencialmente no seu estado natural, contudo também pode ser cozida e incorporada em pratos quentes, como por exemplo as sopas. Se optar por a consumir crua, vai disfrutar de uma sensação bastante refrescante e agradável. Mas antes de o fazer, não se esqueça de a lavar muito bem para eliminar possíveis resíduos.
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