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Aveia
Alimentos

Aveia

Originária da Pérsia, pensa-se que a aveia seja cultivada desde a Idade do Ferro.

Com o seu sabor adocicado e levemente salgado, este cereal integral pode ser encontrado no maior grupo da Roda dos Alimentos, o dos Cereais e Derivados.

Por ser um dos cereais mais ricos em proteínas, cálcio, ferro e vitaminas indispensáveis à saúde do nosso organismo, a aveia tem um elevado valor nutritivo. Para além disso, contém fibras alimentares que ocupam um pilar fundamental da nossa alimentação.

Facilmente é encontrada sob a forma de flocos, ao natural ou incorporando a composição de cereais de pequeno-almoço, biscoitos e bolachas.

Informação Nutricional
g = grama; mg = miligrama e µg = micrograma. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Fonte: Tabela da Composição de Alimentos – Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.
Composição nutricional
(100g de parte edível)
Flocos de Aveia Bolacha de Aveia
Energia (kcal) 366 443
Proteínas (g) 13,5 10
Lípidos (g) 5,8 18,3
Hidratos de Carbono (g) 61,7 57,5
Fibra (g) 6,7 4
Folatos (µg) 56 26
Cálcio (mg) 40 54
Sódio (mg) 4 1230
Magnésio (mg) 120 100
Potássio (mg) 350 340
Vantagens e desvantagens

Por conter uma grande quantidade de fibras alimentares, principalmente de betaglucana, a aveia possui inúmeros benefícios. Parece reduzir os níveis sanguíneos de colesterol, auxiliar no controlo da Diabetes Mellitus e da pressão arterial, combater a obstipação e ajudar na manutenção e controlo do peso ideal.

Desta forma e tendo em conta estes tão grandiosos benefícios, a Food and Drug Administration (FDA) reconheceu o contributo desta fibra na diminuição dos riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Para além destes benefícios, o consumo de aveia estimula o funcionamento da tiroide e melhora a resistência ao frio. É hipoglicémica e por isso pode ser consumida por diabéticos.

Tal como outros cereais, a aveia é uma boa fonte de ácido fítico, contendo assim várias propriedades anticancerígenas. Porém, este cereal deve ser consumido com moderação por pessoas sensíveis à acidez e a alimentos quentes.

Como comprar e conservar

Nas grandes superfícies poderás encontrar vários produtos que contêm aveia na sua constituição, desde cereais de pequeno-almoço bolachas e biscoitos até farinhas de aveia utilizadas para a confeção de massas, pão e bolos.

Relativamente aos cereais de pequeno-almoço, bolachas e biscoitos, deves ter sempre em atenção a sua informação nutricional e a relação fibra alimentar/gorduras, para que a quantidade de gorduras não sobreponha em grande parte a quantidade de fibras alimentares, tendo em conta os valores diários de referência.

Durante a compra deves sempre verificar se as embalagens dos produtos que vais adquirir estão corretamente fechadas e intactas e sem quaisquer vestígios de humidade. Relativamente ao processo de armazenamento o produto deve ser conservado num local fresco e seco.

 

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