Leguminosas - Aliadas da saúde e da tradição
Inclui as leguminosas na tua alimentação. As leguminosas, muito consumidas no princípio do século passado, têm vindo a desaparecer dos pratos das famílias portuguesas. Mas deliciamo-nos sempre que comemos meia-desfeita, salada de feijão-frade ou uma boa feijoada.
O grão, o feijão, as favas e as lentilhas são leguminosas que podem e devem ser consumidas com regularidade. São uma boa fonte de hidratos de carbono, proteína vegetal, vitaminas do complexo B, minerais e fibras.
A dose de leguminosas
A dose diária recomendada de leguminosas pela Roda dos Alimentos é de 1 a 2 porções. Uma colher de sopa quando seca e 3 colheres de sopa quando frescas ou cozinhadas constituem uma porção.
Efeitos adversos
Muitas pessoas associam o consumo das leguminosas ao aparecimento de flatulência e por isso são frequentemente evitadas. Este efeito é minimizado quando se demolham as leguminosas secas por um período de cerca de 12 horas e também quando se cozem até a casca ficar mole a ponto de quase se desfazer com o garfo.
Leguminosas – produção sustentável
As leguminosas promovem uma agricultura sustentável e contribuem para a adaptação às alterações climáticas. O cultivo das leguminosas pode melhorar a fertilidade dos solos, promovendo a biodiversidade. Este é mais um motivo para as incluíres regularmente na tua alimentação!
Leguminosas - Imprescindíveis para vegetarianos
As leguminosas quando integradas na alimentação e complementadas com cereais e derivados (como arroz e massa) fornecem proteína em quantidade e qualidade, podendo ser uma alternativa aos produtos de origem animal.
Por isso, se pretendes reduzir ou eliminar estes alimentos o consumo de leguminosas é imprescindível.
E porque não variar algumas receitas tradicionais introduzindo as leguminosas como fonte de proteína? Deixamos-te a sugestão de empadão de lentilhas e de hummus que podes servir como dip para uma entrada.
Vê também
Alimentos
Se chegaste até aqui, então muito provavelmente já sabes exatamente o que são probióticos e quais…
Alimentos
A fruta do dragão, também conhecida como pitaia, é tão interessante por dentro como é por fora. É…