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FAVAS

Uma excelente e versátil leguminosa que vale a pena conhecer melhor.

De nome científico Vicia faba, a fava tem uma textura granulosa, mas ligeiramente amanteigada. A vagem é rasa, alongada e ligeiramente curvada e tem no interior as suas sementes, às quais nos referimos como favas.

É a segunda leguminosa mais rica em fibras, sendo a primeira o feijão-branco. Devido a este elevado teor de fibras, o consumo das quantidades recomendadas tem um efeito positivo na redução de colesterol, na regulação do apetite e do trânsito intestinal.

Segundo as recomendações da Roda dos Alimentos, deve consumir-se 1-2 porções diárias de leguminosas, sendo que 1 porção representa 3 colheres de sopa de favas frescas cruas.

O favismo é uma doença provocada pela ingestão excessiva de favas, ou inalação do seu pólen, em pessoas que tenham deficiência da enzima G6FD (glucose-6-fosfato desidrogenase) que é crucial para a proteção das células contra o stress oxidativo. Caracteriza-se por uma anemia hemolítica aguda (destruição em massa dos glóbulos vermelhos) com coloração amarelada da pele, alterações digestivas e febre.

Como usar

As favas devem ser consumidas ainda tenras e com sabor adocicado. Devido ao seu valor proteico é uma leguminosa bastante utilizada na cozinha vegetariana.

São bastantes versáteis, mas recomenda-se que sejam bem cozinhadas para facilitar a sua digestão.

Fatores Nutricionais

Além do elevado teor de proteínas e fibras, a fava é rica em magnésio, ferro e fósforo.

 

Cruas

Cozidas

Energia (Kcal)

69

61

Água (g)

76,6

79,1

Proteínas (g)

7,4

6,7

Lípidos (g)

0,5

0,5

Hidratos de Carbono (g)

8,5

7,4

Fibra (g)

6,1

5,8

Vitamina C (mg)

23

14

Magnésio (µg)

32

30

Ferro (µg)

1,2

1

Fósforo (µg)

87

79


Fonte: Tabela da Composição dos Alimentos. Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge

Como escolher
Encontra esta leguminosa à venda em vagem para descascar, grão congelado ou fava seca, sendo a última menos utilizada.

As vagens devem ter um aspeto fresco e viçoso, devendo certificar-se de que não existem vagens duras à mistura com as tenras. Se optar pelas favas secas estas devem estar brilhantes, inteiras e sem cheiros estranhos.

Pode armazenar a vagem fresca durante 2-3 dias à temperatura ambiente. Assim que a descascar cozinhe-as logo. Se quiser aumentar o tempo de conservação, pode optar por coloca-las no frigorífico onde duram cerca de 1 semana. A fava seca pode conserva-se até 1 ano desde que em saco bem fechado e ao abrigo da luz.
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Glossário

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