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FEIJÃO

Pode cozinhar o feijão sozinho apenas com água e sal, temperá-lo das mais diversas formas. Ao juntar-lhe carnes e enchidos pode deliciar-se com uma feijoada, em sopas e purés tornam mais rica qualquer refeição.

A RIQUEZA DO FEIJÃO

Rico em hidratos de carbono e proteínas, o feijão é ainda uma boa fonte de fibra alimentar, vitaminas (B1, PP e ácido fólico) e minerais como potássio, fósforo, ferro e magnésio.

Assim, o consumo regular de feijão ajuda ao bom funcionamento intestinal e também a melhorar os níveis de colesterol no sangue.


FEIJÃO COM ARROZ?

As proteínas do feijão são de qualidade mais baixa que a do ovo, da carne ou do peixe. Mas pode ser aumentada se combinar o consumo de feijão com cereais, como o arroz.

Os hidratos de carbono do feijão são predominantemente complexos, logo de absorção lenta pelo organismo. É por isso que o feijão ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue (glicemia).


BOM PARA AS MULHERES

O ferro — mineral no qual o feijão é muito rico, sobretudo o encarnado – é importante no transporte de oxigénio no organismo, na produção de energia e no sistema imunitário. É particularmente importante nas mulheres que têm um maior risco de deficiência neste mineral. Quem tem dificuldades de digestão das leguminosas deve evitar o consumo do grão inteiro e preferir o feijão em puré.


TABELA NUTRICIONAL

Tabela de composição nutricional (100 g de Parte Edível)

 

Feijão-Branco

Feijão-Frade

Feijão-Manteiga

Energia (kcal)

91

116

94

Água (g)

69,6

66,2

68,6

Proteínas (g)

6,6

8,8

7,8

Lípidos (g)

0,5

0,7

0,6

Hidratos de carbono (g)

14,6

18,1

14,0

Fibra (g)

6,7

4,7

7,0

Tiamina (mg)

0,10

0,19

0,14

Niacina (mg)

0,60

0,50

0,70

Ácido Fólico (µg)

43

210

43

Potássio (mg)

320

320

415

Fósforo (mg)

120

140

148

Magnésio (mg)

47

47

51

Ferro (mg)

2,5

1,9

2,7


Os alimentos apresentados referem-se às versões rehidratadas e cozidas. mg = miligramas. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Pão de mistura = Pão de mistura de trigo e centeio. Pão de forma = o principal cereal usado é o trigo.
Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006.

COMO ESCOLHER

Prefira o feijão seco, embora seja preciso demolhá-lo de um dia para o outro antes de cozinhar. Escolha grãos intactos, sem humidade bolores ou manchas. Se estiver num saco fechado ao abrigo do calor o feijão dura até um ano.

Também pode optar por leguminosas já cozidas, em lata ou em frasco.

 
SABIA QUE..


As variedades enlatadas de feijão podem conter valores de sódio muito elevados, pela adição de sal durante o processamento. 

RECEITAS COM FEIJÃO

Feijoada

Sopa da Pedra

Pitas de Chili com Carne



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Glossário

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