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LEGUMINOSAS

Inclua as leguminosas na sua alimentação. As leguminosas, muito consumidas no princípio do século passado, têm vindo a desaparecer dos pratos das famílias portuguesas. Mas deliciamo-nos sempre que comemos meia-desfeita, salada de feijão-frade ou uma boa feijoada. O grão, o feijão, as favas e as lentilhas são leguminosas que podem e devem ser consumidas com regularidade. São uma boa fonte de hidratos de carbono, proteína vegetal, vitaminas do complexo B, minerais e fibras.

 

A dose de leguminosas

A dose diária recomendada de leguminosas pela Roda dos Alimentos é de 1 a 2 porções. Uma colher de sopa quando seca e 3 colheres de sopa quando frescas ou cozinhadas constituem uma porção.

Efeitos adversos

Muitas pessoas associam o consumo das leguminosas ao aparecimento de flatulência e por isso os evitam. Mas este efeito é minimizado quando se demolham as leguminosas secas por um período de cerca de 12 horas e também quando se cozem até a casca ficar mole a ponto de quase se desfazer com o garfo.

Leguminosas - Imprescindíveis para vegetarianos

Quando comidos juntamente com arroz, sobretudo integral, os feijões fornecem a quantidade necessária de proteína ao organismo tornando dispensável o consumo de produtos de origem animal. Por isso se pretende reduzir ou eliminar estes alimentos o consumo de leguminosas é imprescindível, o que atesta a sua qualidade.

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