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AVEIA


Originária da Pérsia, pensa-se que a aveia seja cultivada desde a Idade do Ferro.

Com o seu sabor adocicado e levemente salgado, este cereal integral pode ser encontrado no maior grupo da roda dos alimentos, o dos cereais e derivados. Por ser um dos cereais mais ricos em proteínas, cálcio,ferro e vitaminas indispensáveis à saúde do nosso organismo, a aveia tem um elevado valor nutritivo. Para além disso, contém fibras alimentares que ocupam um pilar fundamental da nossa alimentação.

Facilmente é encontrada sob a forma de flocos, ao natural ou incorporando a composição de cereais de pequeno-almoço, biscoitos e bolachas.


INFORMAÇÃO NUTRICIONAL:

Tabela de composição nutricional (100 g de Parte Edível)

 

Flocos de Aveia

Bolacha de Aveia

Energia (kcal)

360

441

Proteínas (g)

13.5

10

Gordura (g)

5.8

18.3

Hidratos de carbono totais (g)

61.7

57.5

Fibra (g)

6.7

4

Vitamina C (mg)

0

0

Folatos (mg)

56

26

Potássio (mg)

353

340

Sódio (mg)

4

1230

Cálcio (mg)

40

54

Magnésio (mg)

122

100


mg = miligramas. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios.
Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006, pág. 98-99


VANTAGENS E DESVANTAGENS:

Por conter uma grande quantidade de fibras alimentares, principalmente de betaglucana, a aveia possui inúmeros benefícios. Parece reduzir os níveis sanguíneos de colesterol, auxiliar no controlo da Diabetes Mellitus e da pressão arterial, combater a obstipação e ajudar na manutenção e controlo do peso ideal.

Desta forma e tendo em conta estes tão grandiosos benefícios, a Food and Drug Administration (FDA) reconheceu o contributo desta fibra na diminuição dos riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
Para além destes benefícios, o consumo de aveia estimula o funcionamento da tiroide e melhora a resistência ao frio. É hipoglicémica e por isso pode ser consumida por diabéticos.
Tal como outros cereais, a aveia é uma boa fonte de ácido fítico, contendo assim várias propriedades anticancerígenas. Porém, este cereal deve ser consumido com moderação por pessoas sensíveis à acidez e a alimentos quentes.


COMO COMPRAR E CONSERVAR:

Nas grandes superfícies poderá encontrar vários produtos que contêm aveia na sua constituição, desde cereais de pequeno-almoço bolachas e biscoitos até farinhas de aveia utilizadas para a confeção de massas, pão e bolos.
Relativamente aos cereais de pequeno-almoço, bolachas e, biscoitos, deve ter sempre em atenção a sua informação nutricional e a relação fibra alimentar/gorduras, para que a quantidade de gorduras não sobreponha em grande parte a quantidade de fibras alimentares, tendo em conta os valores diários de referência.
Durante a compra deve sempre verificar se as embalagens dos produtos que vai adquirir estão corretamente fechadas e intactas e sem quaisquer vestígios de humidade. Relativamente ao processo de armazenamento o produto não deve ser conservado num local fresco e seco.

Conheça receitas com este alimento em Nestlé Cozinhar.

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