Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
salsa
Alimentos

Salsa

Bastante utilizada pelos Romanos, a salsa é indispensável em muitos pratos típicos portugueses, desde o Bacalhau à Brás ao Arroz de Polvo, Caldeirada ou Pataniscas e tantos outros, que não seriam iguais sem esta erva aromática de aspeto singelo mas com grande riqueza nutricional.  
 
A salsa não pode faltar em nenhuma cozinha. É um tempero que faz toda a diferença e até pode ser utilizada como base para tisanas. Serve ainda para tirar o cheiro a alho das mãos, bastando para tal friccionar com um raminho de salsa! 
Informação Nutricional

A salsa é constituída maioritariamente por água. O seu teor em hidratos de carbono, proteínas e gordura é baixo. Tem um elevado teor em vitaminas A e C e ácido fólico

Além disso é rica em flavonóides (que se destacam pelas suas propriedades antioxidantes) e por isso ajuda a retardar o envelhecimento celular. 

g = grama; mg = miligrama e µg = micrograma. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Fonte: Tabela da Composição de Alimentos – Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.
Composição nutricional
(100g de parte edível)
Salsa crua
Energia (kcal) 20
Água (g) 91,7
Proteínas (g) 3,1
Lípidos (g) 0
Hidratos de Carbono (g) 0,4
Fibra (g) 2,9
Ácido fólico (µg) 170
Vitamina A (µg) 558
Vitamina C (mg) 220
Vantagens e desvantagens

A salsa é uma boa fonte de vitaminas A (pró-vitamina A, carotenoide e betacaroteno), B e C. O seu poder antioxidante contribui para fortalecer o sistema imunitário. 

Rica também em ácido fólico, ajuda a proteger-nos contra doenças do coração,  diabetes,  aterosclerose e  acidentes vasculares cerebrais. Além disso, como o ácido fólico intervém na divisão celular, comer muita salsa pode ajudar a prevenir certos tipos de cancro. 

O chá de salsa é uma boa forma de beneficiar das suas propriedades e ajuda-nos a aumentar o seu consumo bem como o consumo de água.

Como comprar e conservar

Escolhe salsa com folhas viçosas e de cor verde escura. Não compres se os ramos estiverem murchos e amarelados, com marcas de picadas de insetos.

Guarda a salsa fresca em sacos de plástico no frigorífico. Dura cerca de uma semana.

 

 

Receitas Relacionadas

também

Alimentos

A fruta do dragão, também conhecida como pitaia, é tão interessante por dentro como é por fora. É…

Alimentos

É um item básico da despensa e da gastronomia portuguesa também. No entanto, se olharmos para as…

Alimentos

Sabes qual é a diferença entre o Abacaxi e o Ananás? Descobre as diferenças e aprende a distinguir…