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Romã
Alimentos

Romã

Considerada uma fruta afrodisíaca, a romã provém da região que se estende desde o Irão aos Himalaias. Atualmente é cultivada em grande escala em toda a bacia do Mediterrâneo.

Apresenta uma casca dura. Internamente está dividida em inúmeros compartimentos pequenos, que, por sua vez, possuem várias sementes comestíveis, sendo o que se aproveita deste fruto. Tanto na casca como nas sementes da romã podemos encontrar compostos químicos de alto valor biológico.

Informação Nutricional
g = grama; mg = miligrama e µg = micrograma. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Fonte: Tabela da Composição de Alimentos – Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.
Composição nutricional
(100g de parte edível)
Romã
Energia (kcal) 60
Água (g) 83,3
Proteínas (g) 0,4
Lípidos (g) 0,4
Hidratos de Carbono (g) 12
Fibra (g) 3,4
Vitamina C (mg) 13
Folatos (µg) 10
Potássio (mg) 240
Sódio (mg) 3
Cálcio (mg) 11
Magnésio (mg) 7
Vantagens e desvantagens

Os compostos fenólicos da romã têm influência sobre vários fatores biológicos, tal como a atenuação de fatores aterogénicos, modulação das respostas anti-inflamatórias e de enzimas do sistema de defesa antioxidante endógeno.

Estes aspetos conferem propriedades potencialmente terapêuticas à romã, onde se inclui a prevenção de diversos tipos de cancro, doenças cardiovasculares, Alzheimer, doenças inflamatórias, doenças bucais e de pele, obesidade e diarreia.

Vários estudos feitos até à data têm tido como objetivo avaliar o impacto que o consumo de romã tem sobre a prevenção e atenuação da aterosclerose e na oxidação de colesterol LDL. Verificou-se que o consumo de romã incrementa a atividade antioxidante do soro sanguíneo, reduzindo os lípidos do plasma e a peroxidação lipídica, reduz as áreas com lesões de aterosclerose e reduz a pressão sanguínea sistólica.

Como comprar e conservar

No ato de compra é importante assegurar que a casca da romã não apresenta manchas negras nem indícios de bolor, pois esses são sinais de que a fruta está muito madura ou estragada. No que se refere à textura, a casca da romã deverá estar dura, apresentando bastante resistência ao toque.

Para conservar durante algumas semanas, as romãs devem-se guardar num local fresco. Caso seja necessário preservar durante mais tempo, podem-se extrair as suas sementes e conservar no frigorífico ou até mesmo congelar. Se se desejar preservar sob a forma de sumo, deverá guardar-se igualmente no frio.

 

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