Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Rabanete
Alimentos

Rabanete

Planta herbácea da família das couves, da qual consumimos a raiz. Esta pode ser redonda ou alongada, de coloração externa encarnada ou branca.

Possui um sabor amargo e picante. Quanto mais avermelhados, mais intenso o seu sabor. Os mais apreciados são os pequenos e arredondados, com polpa branca.São consumidos especialmente em cru, por exemplo complementando saladas de alface ou mistas. Ao retirar-lhes a pele torna o seu sabor mais suave.

 
Informação Nutricional
g = grama; mg = miligrama e µg = micrograma. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Fonte: Tabela da Composição de Alimentos – Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.
Composição nutricional
(100g de parte edível)
Rabanete cru
Energia (kcal) 15
Água (g) 95,6
Proteínas (g) 1
Lípidos (g) 0,2
Hidratos de Carbono totais (g) 1,9
Fibra (g) 0,9
Vitamina B1 (mg) 0,03
Vitamina C (mg) 16
Folatos (µg) 38
Magnésio (mg) 7
Cálcio (mg) 22
Fósforo (mg) 27
Potássio (mg) 160
Sódio (mg) 11
Vantagens e desvantagens

O rabanete tem inúmeras propriedades, atuando como diurético, antiescorbútico, estimulante da função das glândulas digestivas, estimulante do fígado – permitindo que, com o aumento da produção de bílis a digestão seja facilitada. É também uma ótima fonte de cálciofósforo,ferro e magnésio, contendo ainda, vitaminas B1 e B2, B3 e vitamina C.

Este hortícola contém substâncias antioxidantes que conseguem reduzir o risco de vários tipos de cancro. Apesar disso, o seu consumo frequente foi associado à diminuição da concentração sanguínea de homocisteína, um aminoácido muito associado ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Como comprar e conservar

Opta por rabanetes cujas folhas apresentem um aspeto fresco e cor verde brilhante. As raízes (rabanete propriamente dito, ou seja, a parte comestível) devem ter a casca com cor uniforme, firme e lisa, sem pontos escuros ou fissuras.

Uma vez que o seu tempo de validade é curto, devem ser conservados no frigorífico, e as folhas devem ser removidas, pois quando estas são mantidas, o rabanete murcha mais rapidamente.

Caso seja preciso lavar os rabanetes antes de os armazenar, após esta operação, devem ser secos superficialmente com um pano limpo. O rabanete, quando conservado no frigorífico, pode permanecer em boas condições até 3 semanas, no caso de serem retiradas as folhas, ou entre 5 a 7 dias no caso de as folhas permanecerem.

 

Receitas Relacionadas

também

Alimentos

A fruta do dragão, também conhecida como pitaia, é tão interessante por dentro como é por fora. É…

Alimentos

É um item básico da despensa e da gastronomia portuguesa também. No entanto, se olharmos para as…

Alimentos

Sabes qual é a diferença entre o Abacaxi e o Ananás? Descobre as diferenças e aprende a distinguir…