Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Pimentos
Alimentos

Pimentos

Os pimentos nascem da planta Capsicum annuum, são verdes enquanto imaturos e amadurecem num arco-íris de cores, nomeadamente vermelho, amarelo, etc. Além disso, o sabor, o formato e o tamanho variam consoante a variedade.

Assim, o pimento vermelho é simplesmente uma variedade completamente amadurecida do pimento verde. O pimento verde tem um sabor amargo, enquanto o vermelho, laranja e amarelo são mais doces.

Informação Nutricional

O principal componente do pimento é a água, apresentando, por isso, um baixo valor energético. É uma boa fonte de fibra insolúvel, que melhora o trânsito intestinal e ajuda a regular o apetite.

Os pimentos destacam-se pelo seu conteúdo em vitamina C e carotenos, sobretudo os pimentos amarelos. Esse é o pimento com maior quantidade de vitamina C de todos. Cada 100g deste alimento contém mais de 200% da dose diária de vitamina CDentro dos minerais, destaca-se o potássio.

g = grama; mg = miligrama e µg = micrograma. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Fonte: Tabela da Composição de Alimentos – Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.
Composição nutricional
(100g de parte edível)
Pimento cru Pimento grelhado
Energia (kcal) 27 37
Água (g) 92,8 89,6
Proteínas (g) 1,6 2,7
Lípidos (g) 0,6 0,6
Hidratos de Carbono (g) 2,7 3,7
Fibra(g) 2 2,8
Vitamina A (µg) 217 383
Vitamina C (mg) 90 108
Ácido fólico (µg) 28 28
Vitamina E (mg) 0,8 1,4
Potássio (mg) 120 120
Cálcio (mg) 9 17
Fósforo (mg) 24 43
Magnésio (mg) 10 12
Vantagens e desvantagens

Devido ao seu elevado conteúdo em água e baixo teor energético, o pimento é adequado para uma dieta de controlo de peso. Além disso, o seu conteúdo em fibra promove uma maior sensação de saciedade e favorece o trânsito intestinal, o que pode ajudar a regular o apetite e, assim, a manter um peso saudável.

As vitamina A, vitamina C e vitamina E são antioxidantes e ajudam a proteger das agressões. A vitamina A é também importante para a visão e para manter a pele, o cabelo e as mucosas em bom estado. Já o ácido fólico é importante para a divisão das células, formação de glóbulos vermelhos, auxilia o sistema imunitário e ainda previne malformações no feto durante a gravidez.

O elevado teor de potássio e baixo em sódio favorecem um equilíbrio adequado dos fluídos corporais e uma eliminação mais eficaz de fluídos excessivos e toxinas. Além disso, o potássio intervém na contração muscular, ritmo cardíaco e na regulação da tensão arterial.

Como comprar e conservar

Escolhe pimentos rijos, brilhantes e sem manchas ou indícios de podridão. Os pimentos são não climatéricos, ou seja, não amadurecem depois de colhidos. Como exemplo temos o facto de um pimento verde, depois de colhido, nunca passar a vermelho.

Podes conservar o pimento na zona inferior do frigorífico dentro de uma película plástica por mais de uma semana. Também pode ser congelado, de preferência inteiro para diminuir a exposição ao ar que pode degradar quer o sabor quer o conteúdo nutricional.

 

Receitas Relacionadas

"sopa de peixe"
Receita 
Nestlé
  |  
Fácil
  |  
Económico

também

Alimentos

A fruta do dragão, também conhecida como pitaia, é tão interessante por dentro como é por fora. É…

Alimentos

É um item básico da despensa e da gastronomia portuguesa também. No entanto, se olharmos para as…

Alimentos

Sabes qual é a diferença entre o Abacaxi e o Ananás? Descobre as diferenças e aprende a distinguir…