Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Pepino
Alimentos

Pepino

O pepino é um alimento muito refrescante, de sabor leve e por vezes adocicado. Dada a sua riqueza em água, no verão pode ser uma boa opção para ajudar a hidratar.
 

Informação Nutricional

Carotenos, magnésio, potássio e água. Estas são as substâncias mais abundantes no pepino, um alimento que pertence à família da melancia e da abóbora.

g = grama; mg = miligrama e µg = micrograma. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Fonte: Tabela da Composição de Alimentos – Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.
Composição nutricional
(100g de parte edível)
Pepino Cru
Energia (kcal) 19
Água (g) 95,1
Proteínas (g) 1,4
Lípidos (g) 0,6
Hidratos de Carbono (g) 1,7
Fibra (g) 0,7
Caroteno (µg) 35
Magnésio (mg) 8
Potássio (mg) 140

Vantagens e desvantagens

Depois de absorvidos pelo organismo, os carotenos transformam-se em vitamina A, que, além do seu poder antioxidante, desempenha um papel importante ao nível dos olhos (receção de luz pela retina), pele e ossos (desenvolvimento e crescimento). 

Pela sua riqueza em água, o pepino é refrescante e ajuda a hidratar o organismo. É ótimo para incluir nas refeições principais e intermédias durante os meses quentes de verão. E, por ter um baixo valor energético, pode ser consumido em quantidades apreciáveis.

O magnésio, além de contribuir para a saúde óssea, também intervém favoravelmente na diminuição dos níveis de pressão arterial e na proteção contra o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

O pepino também é rico em potássio, um mineral que contribui para regular a tensão arterial, o equilíbrio dos fluidos do corpo e a contração muscular. 

Como comprar e conservar

Para saber se o pepino está próprio para consumo, dá pequenas batidas com o nó dos dedos na parte central do mesmo. O som produzido não deve ser oco. 

O pepino é sensível ao calor, assim, quando comprares, prefere os que estiverem refrigerados. Escolhe as peças intactas, firmes ao toque e com a pele lisa, verde e brilhante. Evita comprar pepinos que se apresentem amarelados e/ou com casca rugosa.

Guarda na parte inferior do frigorífico durante alguns dias. Quando aberto armazena-o em caixas de vidro ou sacos de silicone com zipper ou outros reutilizáveis e consome nos dois dias seguintes.

 

Receitas Relacionadas

"receita gaspacho"
Receita 
Nestlé
  |  
Médio
  |  
Económico

também

Alimentos

A fruta do dragão, também conhecida como pitaia, é tão interessante por dentro como é por fora. É…

Alimentos

É um item básico da despensa e da gastronomia portuguesa também. No entanto, se olharmos para as…

Alimentos

Sabes qual é a diferença entre o Abacaxi e o Ananás? Descobre as diferenças e aprende a distinguir…