Saboreia a Vida | Nestlé
Saboreia a Vida | Nestlé


SOCIAL

COMO PREPARAR O CORPO PARA O VERÃO?

O verão está a chegar! Os dias já começam a aquecer e a vontade de ir passear até à praia e usar roupa mais fresca é cada vez maior. Porém, bem sabemos que durante o inverno, há sempre menos cuidado com o corpo. Com o verão, esta tendência inverte-se. Mas a questão é: como preparar o corpo para o verão? 

Faça uma alimentação cuidada

A alimentação é a base de tudo. Uma alimentação equilibrada vai fazer toda a diferença na maneira como se vai sentir. Nesta época, aumente o consumo de frutas e hortícolas. Com o verão, começam a aparecer imensas frutas da época, como os morangos, as cerejas, as nêsperas entre muitas outras pelo que aproveite e tire benefícios disso mesmo. Nas suas refeições, tente  começar com uma sopa de legumes ou uma salada. Assim, há uma maior saciedade e controla melhor a ingestão de outros alimentos. Experimente por exemplo receitas de sopas frias

Ao contrário do que se possa pensar, é importante manter o dia alimentar dividido entre 5 a 6 refeições diárias, começando sempre pelo pequeno-almoço, seja inverno ou verão!

Beba mais água

A água é sempre importante, em qualquer altura do ano. Só com o organismo bem hidratado é que asseguramos devidamente todas as suas funções. No entanto, durante esta fase, procure ingerir mais água ao longo do dia, principalmente entre as refeições. Opte por iniciar o dia com um copo de água antes do pequeno-almoço e tenha uma garrafa sempre consigo. 

Outras opções como infusões ou chás frios também são uma alternativa para ingerir líquidos durante este período. Pode ainda fazer a sua própria água de sabor. Basta juntar uma rodela de limão ou mesmo umas rodelas de pepino. Principalmente durante os dias mais quentes, as águas com sabor tornam-se alternativas frescas e muito agradáveis. 

Pratique exercício físico

A chegada do verão traz consigo o aumento das temperaturas e os dias ficam mais longos. Se já pratica desporto ou algum tipo de exercício físico, deve continuar a fazê-lo. No entanto, pode sempre complementar com uma caminhada depois do trabalho ou depois de jantar. Os passeios de bicicleta também são uma ótima alternativa para substituir o uso do carro ao fim de semana, e um excelente transporte para o trabalho durante a semana. 

Caminhada

As caminhadas diárias podem aumentar até 35% o consumo de oxigénio. Não melhoram só a sua forma física como também a sua saúde. Uma caminhada de 30 minutos todos os dias pode fazer a diferença. Para além de ajudar a manter o peso, ajuda também na prevenção de várias doenças, como o cancro, a diabetes ou a hipertensão. É ainda uma aliada para a prevenção de doenças relacionadas com os ossos, como a osteoporose e a fragilidade óssea. 

Jogging

Ligeiramente mais difícil e exigente do que as caminhadas, mas igualmente benéfico para o organismo. Durante o jogging há um desenvolvimento da capacidade respiratória assim como a tonificação dos músculos. É um excelente exercício cardiovascular. 

Se nunca praticou jogging é aconselhável que comece por um trajeto mais curto e uma intensidade baixa. 

Yoga, tai-chi e outros

Assim que os dias se tornam maiores e a temperatura começa a aquecer, veem-se nos jardins e parques vários grupos a praticar desportos como yoga e tai-chi. Além de relaxar a mente, são um ótimo exercício de resistência e alongamento muscular. 

Jogos de equipa

Não há nada como quebrar a rotina com um jogo de futebol entre os colegas de trabalho ou uma partida de pádel. Também pode optar pelo vólei ou basquetebol. O importante é praticar exercício!


É importante que mantenha um equilíbrio. Evite sempre dietas muito restritas. Se optar por fazer dieta, consulte um nutricionista para que a mesma seja adaptada às suas necessidades e estilo de vida. 
PARTILHAR 0 LIKES

Sugestões