Saboreia a Vida | Nestlé
Saboreia a Vida | Nestlé


SOCIAL

YOGA – DESPORTO OU ESTILO DE VIDA?

O yoga, como desporto ou estilo de vida, veio para ficar. Pelas cidades do país, é fácil encontrarmos um estúdio de yoga, ou um ginásio onde se possa praticar a modalidade. Com o benefício do clima que temos em Portugal, é muito comum encontrar praticantes de yoga pelos jardins afora. Há quem já tenha um nível avançado e pratique sozinho, há quem prefira praticar em grupo. A realidade é que, hoje em dia, opções não faltam para deixar entrar o yoga na sua vida.
 

Há muitos tipos diferentes de yoga, e os benefícios são muito vastos. Existe o debate eterno se o yoga é considerado um desporto ou um estilo de vida. Estando associado ao bem-estar interior e à meditação, podemos considerar que as fronteiras do yoga transcendem os limites do desporto, pois têm resultados que observamos para além da componente física. Para além disso, é parte fundamental do yoga a elevação espiritual, por via do reforço do bem-estar físico.

 

Se está agora a começar a praticar yoga e a descobrir os seus benefícios, note que existem uma série de tipos diferentes de yoga entre os quais pode escolher. No entanto, nem sempre tem total abertura para escolher qualquer tipo de yoga, pois muitas vezes precisa de saber algumas posições básicas antes de avançar para um nível superior.

 

Tipos de Yoga

Com a popularização do yoga, hoje pode escolher um entre os muitos tipos disponíveis. Todos eles têm associados muitos benefícios para o corpo e mente. No entanto, ficará certamente surpreendido ao perceber que uma grande componente do yoga passa pelo bem-estar mental e espiritual, sendo mais uma filosofia e/ou estilo de vida do que propriamente um desporto.

Hatha Yoga

Este tipo de yoga pode ser considerado o mais tradicional de todos os tipos de yoga. Segundo alguns autores, a maior parte das posições – chamadas “asanas” – do hatha yoga vêm de tempos medievais. Neste tipo de yoga, como em todos os outros, há a preocupação com a elevação espiritual e o desejo de encontrar uma paz interior maior.

Karma Yoga

O karma yoga é uma filosofia central do Hinduísmo, onde a dedicação de todas as ações e os seus frutos são feitas a uma divindade. O karma yoga defende que devemos praticar boas ações sem esperar nada em troca. Segundo esta filosofia, só assim seremos completamente livres dos bens materiais, ganância e ódio que nos prendem.

Ashtanga Yoga

Este tipo de yoga é mais recente e foi introduzido no mundo moderno no século XX. A filosofia por trás deste tipo de yoga é a sincronização da respiração com uma série progressiva de diferentes posições. O resultado deste processo é uma grande produção de calor no nosso corpo, o que promove a circulação, fortifica o corpo e acalma a mente.

Yoga Real

Também chamada de Raja Yoga, este tipo de yoga foi descrito pela primeira vez no século XV e é a fusão do Yoga Tradicional com o Ashtanga Yoga. A mente é vista como o rei (“raja”) da estrutura físico-psicológica que compõe o seu corpo. Neste tipo de yoga, pretende-se cultivar a mente e o espírito através da meditação.

Kundalini Yoga

O kundalini yoga não é mais do que a junção de uma série de técnicas de outros tipos de yoga. Esta técnica caracteriza-se não só por manter posições durante um elevado período de tempo, mas também o controlo da respiração e a meditação.

Power Yoga

Este tipo de yoga é dos mais vigorosos e também muito ritmados. Acredita-se que o power yoga é uma versão ocidental do Ashtanga Yoga, onde o controlo da respiração é fulcral. Muitos ginásios e centros de bem-estar por todo o país oferecem aulas deste tipo de yoga.

Bhakti Yoga

Mais do que um tipo de yoga, o bhakti yoga é uma prática espiritual do hinduísmo que se foca na devoção a um deus hindu. O deus é escolhido pelo praticante do bhakti yoga. Para alguns praticantes, este tipo de yoga pode ser descrito como uma tradição indiana do amor divino e misticismo.


Quais os benefícios do Yoga?

Em todos os tipos de yoga, está presente uma forte componente de meditação e busca interior. A melhoria do bem-estar psicológico é comum a todos os praticantes. No entanto, os benefícios do yoga são diversos e em várias áreas do corpo e da mente.

Combate o stress e a ansiedade

Um dos principais objetivos de praticar yoga é promover o relaxamento, quer pela prática de posições (“asanas”), pela meditação ou pelo controlo da respiração. O yoga “combate” o stress e a ansiedade, e ajuda-o/a a relaxar.

Melhora a qualidade do sono

Ao remover uma grande componente de stress e ansiedade da sua vida, a sua qualidade de sono vai rapidamente aumentar. Para além disso, o cansaço associado à prática do yoga também ajuda a que descanse mais rapidamente e com mais qualidade.

Melhora a condição física

A melhoria da condição física é, aliás, inerente a qualquer desporto. A componente física do yoga é parte integrante das várias dimensões físicas, espirituais e mentais da modalidade. Sem um corpo fortificado, os praticantes de yoga acreditam que não é possível elevar a mente e o espírito.

Ajuda no emagrecimento

O emagrecimento não deve ser a principal razão pela qual faz yoga. No entanto, e tal como qualquer outra atividade física, queimar algumas calorias ajuda no processo de emagrecimento.

Alívio das dores corporais

O yoga baseia-se numa série de posições repetidas durante algum tempo. Algumas dessas posições irão alongar músculos e tendões que são normalmente o foco da dor. Assim, terá exercícios localizados que poderão melhorar, a longo prazo, as suas dores corporais.

PARTILHAR 16 LIKES

Sugestões