Viver de forma plena? Cuida do corpo, mas também da mente
Relaxamento e Equilíbrio Interior

Viver de forma plena? Cuida do corpo, mas também da mente

A preocupação com a saúde e o bem-estar aumentou exponencialmente nos últimos tempos. Passámos a optar por alimentos mais nutritivos e praticámos mais exercício físico para adotar um estilo de vida mais equilibrado. Mas se é verdade que a prática regular de exercício físico é fundamental, a atenção dada à saúde mental de cada um de nós também não deve ser descurada. 

Afinal, é através do equilíbrio entre esses dois fatores que podemos viver de forma mais plena e tranquila. Mas já lá vamos. 

Já deste por ti a pensar que é, de facto, depois de saíres de ginásio que te sentes mais leve e feliz? Talvez nunca tenhas feito esta associação, mas a verdade é que o que fazemos com o nosso corpo tem, claro, um grande impacto na nossa mente. E ao contrário também é verdade. 

O que é que isto significa? Que para viveres de forma plena, é importante que te dediques e cuides destas duas áreas. Afinal, um corpo são exige uma mente sã. 

O stresse e a relação com o corpo

Mas vamos a exemplos práticos. O stresse, por exemplo. Em primeiro lugar, vamos à definição base e fundamental. Entende-se por stresse como toda a complicação que afeta o nosso psicológico e que, por sua vez, se possa manifestar através do corpo. 

Já todos passámos, em algum momento das nossas vidas, por períodos de grande stresse na nossa vida. Quer devido ao trabalho ou pela agitação decorrente de problemas inesperados. No entanto, episódios de stresse devem ser observados com maior atenção quando se traduzem em consequências maiores para a nossa saúde. 

E as consequências são várias: alterações de humor, instabilidade nos relacionados ou problemas de concentração nas aulas ou no trabalho. Mas não se ficam por aqui. 

As complicações na nossa saúde mental podem afetar a saúde do corpo. E com o stresse não é diferente. Apesar de se tratarem de sintomas de muitas outras complicações, a queda de cabelo em excesso, as enxaquecas ou a tensão muscular são alguns dos sinais que te devem mostrar que está na hora de parar e olhar para soluções. 

Ainda que o apoio psicológico seja indispensável, há outras formas de libertar algum stresse. A prática de exercício físico regular é uma destas soluções.  

Isto porque a corrida, as artes marciais ou a dança, ajudam a libertar endorfinas – hormonas produzidas no cérebro e que estimulam a sensação de prazer e de felicidade. 

Viver de forma plena

Para conseguires alcançar esta plenitude, precisas de estar atento aos dois principais pontos: o corpo e a mente. É no cuidado de ambos e no equilíbrio que vais encontrar o bem-estar. 

Deves manter-te ativo, cuidar da alimentação e estar muito atento aos sinais. Procura apoio psicológico sempre que considerares necessário. 

 
 

também

Relaxamento e Equilíbrio Interior

Para os que continuam hesitantes em visitar um terapeuta, vamos explicar do que se trata, em que…

Relaxamento e Equilíbrio Interior

Quando vais dormir, é natural que umas das coisas em que penses seja no número de horas que vais…

Relaxamento e Equilíbrio Interior

O stresse é uma resposta natural do nosso corpo às situações que precisam que ajustemos os nossos…