Queres ser o primeiro a receber as nossas novidades?

Subscreve e recebe as nossas notificações no teu browser.

Obrigado por subscrever.

Mulher a dormir
Relaxamento e Equilíbrio Interior

Conhece os teus ciclos do sono

Quando vais dormir, é natural que umas das coisas em que penses seja no número de horas que vais passar a descansar. Idealmente, serão sempre, pelo menos, sete, porque só assim é que o teu corpo se consegue regenerar na totalidade*1. Mas será que sabes o que é que acontece ao certo durante essas horas?

Talvez ainda não tenhas bem noção disto, mas durante todo o tempo em que estás a dormir o teu sono pode passar por entre quatro a cinco ciclos, sendo que o primeiro, normalmente, dura entre 70 a 100 minutos, e os seguintes podem ir dos 90 aos 120 minutos*2. O que talvez também não saibas é que, em cada um destes ciclos, o teu sono passa por várias fases. Bom, são apenas quatro, mas cada uma delas tem as suas especificidades e, algumas, são muito importantes para garantir que o teu corpo tem o descanso que necessita para ser capaz de enfrentar o dia seguinte.

Como dissemos, passamos por quatro diferentes fases do sono enquanto estamos a dormir durante a noite. Todas duram tempos diferentes, sendo que, como vais perceber, podes ir oscilando entre cada uma delas durante o sono. Estas fases, bem como a duração de cada uma delas, podem ir variando de dia para dia, consoante vários fatores. É que tanto a tua idade, como o stresse, assim como o consumo de álcool, por exemplo, podem ter influência nos teus ciclos de sono, tal como explica a Sleep Foundation*3.

Mas afinal, que fases são estas? Vamos explicar-te tudo.

Tanto a tua idade, como o stresse, assim como o consumo de álcool, por exemplo, podem ter influência nos teus ciclos de sono.

Fase 1

Este é aquele primeiro momento em que nem estás bem a dormir, nem estás acordado. Num momento que pode durar entre um a cinco minutos, o teu corpo ainda está a começar a relaxar e a tua atividade cerebral começa a desacelerar, embora ainda estejas desperto.

Nesta fase, é normal que reajas a certos estímulos, como a luz, o toque ou o som. No entanto, se não fores exposto a nenhum deles, vais rapidamente entrar na segunda fase do sono.

Fase 2

A segunda fase do sono é a que antecede o sono profundo. Já estás a dormir, o teu corpo ainda não está totalmente relaxado, mas vai começar a ficar. A temperatura corporal começa a baixar, os músculos relaxam, o teu batimento cardíaco desacelera e a tua respiração torna-se mais lenta.

É também neste momento que a tua atividade cerebral começa a diminuir, mas tem alguns momentos súbitos de atividade, que explicam que sejas acordado subitamente por estímulos externos. A segunda fase do sono pode durar entre 10 a 25 minutos, sendo que, com o avançar dos teus ciclos de sono, esta fase pode tornar-se mais longa. No geral, mais de metade do tempo que estás a dormir é passado nesta fase.

Fase 3

Entraste, finalmente, em sono profundo. A tua pulsação e batimento cardíaco baixaram ainda mais e todos os músculos do teu corpo estão totalmente relaxados. Neste momento, se alguém te quiser acordar, não vai será lá muito fácil.

Este é um dos momentos mais importantes do sono, porque, de acordo com a Sleep Foundation, é nele que o corpo se regenera, recupera e cresce. Além disso, os especialistas garantem também que é nesta fase que há um reforço do sistema imunitário, que é essencial para prevenir doenças.

Em cada ciclo de sono, passamos cerca de 20 a 40 minutos nesta terceira fase sendo que, à medida que vamos passando de ciclo em ciclo, ela vai-se tornando mais curta, dando espaço à última fase, a REM.

Fase REM

É um nome que parece estranho, mas a sigla significa Rapid Eye Movement, isto é, movimentos rápidos dos olhos, já que é isso que acontece nesta última fase de cada ciclo de sono. Aqui, a nossa atividade cerebral torna-se mais acelerada, quase ao nível de quando estamos acordados. No entanto, os nossos músculos estão completamente paralisados, com exceção dos que controlam a respiração e os olhos, que se vão movimentando rapidamente, daí o nome desta fase.

Esta é também a fase em que, por teres o cérebro mais ativo, os sonhos começam a surgir e, muitos deles, parecem-te bastante reais, sendo que nem sempre te consegues recordar deles quando acordas. No entanto, por mais que pareça que passaste horas a sonhar, a realidade é que esta fase dura cerca de 90 minutos, sendo que à medida que o teu sono vai avançando ela vai-se tornando mais longa. Ao final da noite, mais de 25% do tempo que passaste a dormir foi nesta fase.

 
 

também

Relaxamento e Equilíbrio Interior

Para os que continuam hesitantes em visitar um terapeuta, vamos explicar do que se trata, em que…

Relaxamento e Equilíbrio Interior

Se é verdade que a prática regular de exercício físico é fundamental, a atenção dada à saúde mental…

Relaxamento e Equilíbrio Interior

O stresse é uma resposta natural do nosso corpo às situações que precisam que ajustemos os nossos…