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SOCIAL

CICLISMO

A vontade de desfrutar o ar livre é o melhor impulso para acabar com o sedentarismo e começar a praticar ciclismo. E não há nada melhor para fruir do bom tempo do que andar de bicicleta. Percorrer a cidade pedalando permite-nos desligar, relaxar e redescobrir a cidade.

Além do divertimento que proporciona e da possibilidade de partilhar um momento agradável ao ar livre com amigos ou família, andar de bicicleta propicia enormes benefícios para a saúde.

No que respeita à saúde cardiovascular, pedalar 30 minutos com uma intensidade moderada e constante aumenta o ritmo cardíaco e diminui a pressão arterial. Para além disso, e tal como acontece com outras práticas físicas similares, o ciclismo diminui o mau colesterol (LDL) e aumenta o bom colesterol (HDL).

Alguns estudos internacionais relatam que a atividade física e, nomeadamente o ciclismo, favorecem as defesas do organismo e o funcionamento do sistema imunológico em geral. Outros benefícios de praticar regularmente este desporto são a melhoria da capacidade respiratória, a aceleração do metabolismo e o controlo do peso corporal. Se pretende iniciar-se no mundo do ciclismo, recomendamos-lhe que comece em zonas rurais, preferencialmente em caminhos com pouca inclinação e pouco tráfego. Quando se sentir cómodo e em segurança para pedalar na sua cidade, tenha sempre presente que deve usar capacete, luzes e roupa refletora. A hora ideal e o circuito a escolher para praticar ciclismo vai depender do seu gosto pessoal. Mas seja onde for, verá como andar de bicicleta o vai ajudar a descontrair e a desligar das preocupações quotidianas, esquecendo o ritmo acelerado da cidade. Por alguma razão, muitos asseguram que o ciclismo é um bom antídoto contra o stress.

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