Yoga Facial. 3 exercícios que ajudam a reduzir as rugas (e deixam a pele mais jovem)
A idade, a poluição e a exposição solar provocam uma daquelas inevitabilidades da vida de que queremos sempre fugir: as rugas. E a verdade é que por mais que protejas, cuides e previnas a pele, mais cedo ou mais tarde, os primeiros sinais de pele enrugada acabam sempre por aparecer.
Não existindo uma forma comprovada para eliminar o natural envelhecimento da pele, há algumas técnicas para retardar: utilizar produtos bons, adequados e que atuem nos primeiros sinais de rugas, aplicar protetor solar diariamente, optar por uma alimentação rica em minerais e nutrientes, beber muita água e, não menos importante, praticar yoga facial.
No dia a dia, tendemos a pensar horas em frente ao computador e com o rosto na mesma posição. Consequência? Criamos um padrão muscular e esquecemo-nos de que é importante quebrá-lo para eliminar as marcas que acabam por se formar e a tensão muscular.
O yoga que conheces e talvez pratiques no ginásio, pode ser uma forma de aliviar esta tensão e de retardar o natural aparecimento de rugas.
Trata-se de um conjunto de massagens que movem os músculos do rosto e que ajudam a mantê-lo tonificado e com um aspecto jovem. Grande parte destes exercícios utilizam o movimento das mãos para pressionar as diferentes áreas.1
Estes movimentos de musculação ativam a circulação no rosto, melhoram o brilho e a tensão natural desta zona, fortalecem e tonificam os músculos e contrariam os efeitos da gravidade – um dos principais motivos do aparecimento de rugas.
Os resultados não são 100% comprovados, mas alguns estudos comprovam que a prática regular de alguns movimentos pode retardar o envelhecimento da pele.
Se ainda não experimentaste, dirige-te ao espelho e aplica estes três exercícios.
Relaxar a zona ocular
É natural que chegues ao fim do dia com alguma tensão na zona ocular. Para aliviar esta área, pressiona o canto interior do olho com o dedo indicador e faz movimentos circulares durante trinta segundos. 2
Tonificar as bochechas
Queres tonificar a zona das bochechas? Perfeito, este exercício é para ti.
Enche a boca de ar como se estivesse cheia de água. Inclui a zona dos lábios (inferior e superior). Respira pelo nariz e transfere o ar de uma bochecha para a outra. Coloca uma mão a tapar a boca para não formar rugas durante o exercício.
Aplica este movimento durante trinta segundos. 3
Dar firmeza aos lábios
Com o passar da idade, a zona dos lábios começa a ganhar algumas rugas de expressão. Para evitares e melhorares a aparência desta zona, aplica este exercício.
Inclina a cabeça para trás e envia beijos para o teto. Não estamos a brincar, a ideia é que reproduzas todo o movimento do beijo com a cabeça inclinada. Repete dez vezes e relaxa.
De seguida e com o rosto na mesma posição, faz um movimento com os lábios como se estivesses a soprar uma vela. Relaxa e repete duas vezes. 3
1. https://jamanetwork.com/journals/jamadermatology/fullarticle/2666801?resultClick=1
2. https://www.healthline.com/health/fitness-exercise/face-yoga#takeaway
3. https://versatille.com/yoga-facial-5-exercicios-para-o-rejuvenescimento-e-a-vivacidade-da-pele/
Vê também
Boa forma
Dicas para combater o desconforto e a má circulação sanguínea
Boa forma
O que distingue e o que há de semelhante entre o Ioga e o Pilates
Boa forma
A falta de tempo não é desculpa para não estar em boa forma! Lê o artigo e descobre 10 exercícios…