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QUAIS OS ALIMENTOS QUE AJUDAM A DORMIR MELHOR?

A alimentação é a base de tudo no organismo humano. Tem influência na nossa energia, no peso, no raciocínio, e, como não poderia deixar de ser, a alimentação também tem influência no nosso sono. 

A importância do sono


O sono é fundamental para as funções  fisiológicas e para a qualidade de vida. Dormir bem não só nos deixa com a sensação de descanso quando acordamos, como tem influência na manutenção do equilíbrio geral do organismo. É uma ação crucial para evitar doenças e fortalecer o organismo. Durante o período em que estamos a dormir há também uma consolidação da memória e a regulação da temperatura corporal. 

Sabendo a importância do sono, é essencial adquirir certos hábitos que vão ajudar a dormir melhor. Entre eles, há alimentos que o podem ajudar a ter uma noite mais tranquila. 

Alimentos a evitar antes de dormir 

Não podemos deixar de mencionar os alimentos que devem ser evitados. Há alimentos que fazem com que o sono não seja tão tranquilo e reparador ou que causam alguma dificuldade a adormecer. 

Há certos hábitos que podem estar na origem de problemas do sono como as insónias. E a alimentação está relacionada também com esta questão. Para ter uma noite tranquila, é importante que sejam evitados certos alimentos antes de dormir:

Bebidas com cafeína 

É importante perceber que a cafeína não está presente só no café. Muitas bebidas também têm cafeína na sua composição. A cafeína é um composto que atua sobre o sistema nervoso central, estimulando-o. Assim, é de evitar alguns refrigerantes com ou sem gás ou mesmo os ice teas. Alguns chás, como o chá preto e o verde também têm cafeína na sua composição.  

Bebidas alcoólicas 

As bebidas alcoólicas acabam por ter o mesmo efeito que o café. É importante evitá-las antes de dormir pois vai impedir que o corpo entre em sono profundo. Vai acordar com a sensação que não dormiu. 

Comida demasiado picante 

O picante é algo que deve ser bastante controlado na última refeição do dia. É um condimento estimulante que aumenta a temperatura corporal e que pode provocar dificuldades de digestão nalgumas pessoas. 

Refeições volumosas 

A última refeição do dia também deve ser menos volumosa. Comer elevadas porções de alimentos vai exigir mais do sistema digestivo e, por isso, dificultar uma boa noite de sono. 


Alimentos que o vão ajudar a dormir melhor 


Se há alimentos a evitar antes de ir dormir, há também os que podem ajudar a ter uma noite calma, relaxada e tranquila. 

Os alimentos que ajudam a dormir melhor são alimentos que têm na sua composição minerais como o cálcio e o magnésio. Alimentos ricos em vitaminas B6 e C também favorecem o sono, assim como fontes de triptofano. 

Leite 

Um copo de leite antes de dormir pode ajudar a dormir melhor. Frio, morno ou quente, consoante a preferência de cada um. 

O leite antes de dormir pode melhorar a noite de sono devido à sua composição. A presença de triptofano e cálcio atuam na produção de serotonina e melatonina. Esta é uma hormona que ajuda a induzir o sono e a melhorar a qualidade do mesmo. 

Infusões

Se o chá preto é um chá a evitar devido à presença de cafeína, existem outros “chás”, ou melhor, infusões, que o vão ajudar a relaxar antes de dormir. As infusões como as de camomila, cidreira ou tília têm um efeito tranquilizador, o que proporciona uma melhor noite de sono. 

Ovos 

Além de serem uma fonte de proteína, a gema do ovo é rica em triptofano. Este é um aminoácido que ajuda a produzir serotonina, um neurotransmissor essencial para a qualidade do sono. 

Frutos secos 

Os frutos secos são ricos em triptofano, ómega 3 e magnésio. Esta composição faz com que sejam alimentos recomendado para melhorar a noite de sono. Pode ser um ótimo snack para antes de dormir, no entanto, é recomendada a moderação na quantidade ingerida, uma vez que são alimentos ricos em gordura o que irá exigir maior trabalho do estômago, intestinos, vesícula biliar, aumentando assim o tempo de digestão.

Espinafres

Toda a composição dos espinafres, assim como a sua riqueza em magnésio contribui para o bom funcionamento do organismo. O défice de magnésio pode estar relacionado com as noites mal dormidas, pelo que os espinafres como acompanhamento à hora de jantar podem ser uma excelente opção.  

Banana 

Também ela rica em magnésio, vitamina B6 e algum triptofano, a banana é um dos alimentos aconselhados antes de dormir. 

Para além dos alimentos que podem ajudar no sono, também pode tomar algumas medidas que o vão ajudar a dormir melhor.
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