Saboreia a Vida | Nestlé
Saboreia a Vida | Nestlé

SOCIAL

IMPORTÂNCIA DO SONO

O sono é um mecanismo de sobrevivência determinante para a qualidade da nossa vida. É muito importante dormir bem e o número de horas suficiente para evitar doenças e fortalecer todos os sistemas do organismo. Neste artigo trazemos-lhe dez motivos para se sentir satisfeito por dormir bem e que também podem funcionar como motivos para adquirir melhores hábitos de sono.
 

1.O sono tem um efeito reparador e regenerador. Isto diz respeito às emoções, atividade cerebral, humor e até ao sistema imunológico.

2. O sono é muito importante porque enquanto dormimos o nosso cérebro organiza e processa a informação colhida no dia-a-dia. Todos os processos de aprendizagem precisam de períodos de sono para que haja consolidação.

3. Salvo raras exceções, quem não dorme o número de horas suficiente, não sonha. Ao sonhar, vivenciamos experiências de medo e ameaça. E dizem os especialistas que esta experiência virtual é indispensável para enfrentarmos os desafios do quotidiano.

4. Durante o sono produzimos hormonas do crescimento. Estas reparam os tecidos e reorganizam o organismo. Por isso são essenciais em todas as idades.

5. Irritabilidade, lapsos de memória, dificuldades na aprendizagem e diabetes tipo 2 são algumas consequências de dormir pouco.

6. Crianças e jovens que dormem pouco têm mais problemas na aprendizagem de conceitos abstratos e, consequentemente, de matemática, física e química.

7. É claro e aceite pela comunidade científica de todo o mundo que a privação de sono causa problemas cognitivos.

8. As doenças do sono ocupam o 9.º lugar no ranking das patologias que geram mais despesa aos governos.

9. Consumir ansiolíticos e antidepressivos sem supervisão médica pode causar problemas de sono graves.

10. Um estudo realizado em 2013 revelou que 23% dos portugueses reconhecem já ter adormecido ao volante.
PARTILHAR 43 LIKES

Sugestões