Queres dormir melhor? Toma medidas depois das sete
Dicas Saudáveis

Queres dormir melhor? Toma medidas depois das sete

Alimentação, horários de trabalho, hábitos de exercício podem estar na raiz dos teus problemas de sono. Vê se algum dos que listamos faz parte dos teus hábitos, sobretudo após as 19h00. Se sim, experimenta eliminá-los ou alterá-los. É quase certo que dormirás como um anjo.

Ingerir bebidas com cafeína

Passaste a beber apenas descafeinado ao fim da tarde para dormir melhor? Fizeste muito bem. Mas se calhar continuas a beber chá preto, iced teas ou colas. Todas estas bebidas têm cafeína na sua composição e, se as tomares depois das 19h00 (hora de referência), podem interferir na tua capacidade de dormir. 

Dá preferência a sumos naturais, chás com efeito tranquilizador como a camomila, tília ou cidreira.

Praticar atividade física à noite

Nos dias em que sais do escritório e vais diretamente para o ginásio, talvez até durmas melhor. Mas os estudos indicam que praticar exercício físico à noite pode induzir o estado de alerta e dificultar o sono. Se só consegues ir ao ginásio depois das 19h00, procura compensar a atividade com uma sauna, banho turco ou massagem.

Impossível? Talvez aplicando técnicas de relaxamento logo depois do exercício. Pede ao teu instrutor ou PT para te ensinar e faz deste hábito uma prioridade tão importante como os alongamentos.

Jantar muito e tarde

Já diziam os nosso avós: ir para a cama de estômago cheio é ficar de olho aberto. Procura jantar antes das 20h30 e, sempre que não o consigas fazer, faz uma refeição leve.

O ideal é ir para a cama três horas depois de comer, ou seja, com a digestão do jantar feita. Mas não te deites com fome: duas ou três bolachinhas de água e sal com um chá ou leite morno aconchegam e ajudam a adormecer.

Não desligar das tensões

Deixámos para o fim a nossa recomendação mais importante. Que é o primeiro conselho dos especialistas e a primeira pergunta que fazem em consulta: “Leva os problemas para a cama?” 

Deitar a pensar em tudo o que te preocupa é caminho certo para não conseguires adormecer. Ou para acordar várias vezes durante a noite, “sem saber porquê”. 

É bom saber que desligar dos problemas está nas tuas mãos. Afasta os pensamentos e preocupa-te... contigo. Antes de te ires deitar concentra-te nas coisas boas da vida e, sobretudo, mentaliza-te que não é hora de resolver nada. Porque a melhor maneira de encontrar soluções é descansar e começar o dia seguinte com a disposição que só uma boa noite de sono te pode dar.

 
 

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