Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Cenoura
Alimentos

Cenoura

A cenoura (Daucus carota) é uma raiz originária do Afeganistão, mas que apresentava nos seus primórdios uma cor púrpura, branca ou amarela.

A cenoura laranja que consumimos actualmente foi desenvolvida no século XVII na Holanda. Ainda assim, as outras variedades continuam a existir actualmente.

Informação Nutricional

Ao contrário do que é habitualmente dito, apesar do conteúdo de hidratos de carbono ser ligeiramente superior aos restantes hortícolas, o valor energético da cenoura é também baixo.

A sua cor laranja deve-se à presença de carotenos. É também uma fonte de vitamina E e ácido fólico, bem como de potássio e cálcio. Além disso, o teor de fibra é considerável.

g = grama; mg = miligrama e µg = micrograma. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Fonte: Tabela da Composição de Alimentos – Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.
Composição nutricional
(100g de parte edível)
Cenoura Crua Cenoura Cozida
Energia (kcal) 25 23
Água (g) 92 91,7
Proteínas (g) 0,6 0,7
Lípidos (g) 0 0
Hidratos de Carbono (g) 4,4 3,6
Carotenos (µg) 5600 5780
Fibra (g) 2,6 3,0
Vitamina E (mg) 0,5 0,5
Ácido Fólico (µg) 28 16
Potássio (mg) 310 220
Cálcio (mg) 41 45
Vantagens e desvantagens

Diz-se da cenoura fazer os olhos bonitos! Os carotenos que dão cor laranja à cenoura são transformados em vitamina A depois de absorvidos pelo organismo. A vitamina A é um componente dos pigmentos visuais responsáveis pela recepção de luz na retina dos olhos. Além disso, é importante para uma pele saudável, no crescimento, desenvolvimento ósseo e para a reprodução.

A vitamina E tem uma importante acção antioxidante, evitando os danos nos tecidos. O ácido fólico é fundamental para o bom funcionamento dos sistemas imunitário, nervoso e cardiovascular. A fibra da cenoura ajuda no trânsito intestinal e na redução dos níveis de colesterol do sangue.

Como comprar e conservar

Opte por cenouras de tamanho pequeno ou médio porque são normalmente as mais saborosas. A cor deverá ser laranja vivo e apresentar uma textura firme. Evitar cenouras com mazelas, manchas e que se apresentem flácidas.

As cenouras frescas conservam-se durante bastante tempo quando armazenadas num local fresco e arejado. No frigorífico poderão ser conservadas durante 2-3 semanas.

 

Receitas Relacionadas

também

Alimentos

A fruta do dragão, também conhecida como pitaia, é tão interessante por dentro como é por fora. É…

Alimentos

É um item básico da despensa e da gastronomia portuguesa também. No entanto, se olharmos para as…

Alimentos

Sabes qual é a diferença entre o Abacaxi e o Ananás? Descobre as diferenças e aprende a distinguir…