Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
10 dicas para ter uma alimentação saudável
Alimentação Equilibrada

10 dicas para ter uma alimentação saudável

Sabias que ter uma alimentação saudável ajustada às tuas necessidades contribui para a tua saúde, mas também te torna mais feliz?

É sabido que a dieta e o tipo de alimentação que fazemos tem influência no nosso peso e na nossa saúde. No entanto, sabias que uma alimentação saudável pode também ter impacto profundo no humor e sensação de bem-estar?

Pessoas que seguem uma rotina alimentar saudável são mais felizes. Aqui apresentamos 10 dicas que te vão ajudar a ter hábitos alimentares mais saudáveis e uma vida mais feliz.

# 1. Nunca deixes de tomar o pequeno almoço

O corpo necessita de energia após uma noite sem alimentos. É importante a escolha dos alimentos, bem como optar por uma refeição saudável logo ao acordar! Um pequeno-almoço rico e equilibrado deve incluir: lacticínios, cereais e derivados e fruta. Estes são os ingredientes essenciais para começares o dia cheio/a de energia!

Se saltares o pequeno-almoço é também mais provável que te sintas tentado/a a ingerir uma maior quantidade de alimentos, mais calóricos e pouco ricos a nível nutricional a meio da manhã ou ao almoço. Confere algumas opções saudáveis para um pequeno-almoço cheio de fibra!

# 2. Bebe água!

Ingere água em abundância, pelo menos 1,5L de água por dia. Os benefícios de beber água de forma adequada são inúmeros.

Além de ser uma fonte de hidratação, a ingestão de água ajuda a quem quer perder peso, aumentando o metabolismo e queima de calorias. Beber água tem também outras vantagens: ajuda a prevenir doenças cardíacas e promove o melhor funcionamento do cérebro.

Sabe mais sobre a importância da água aqui.

# 3. Procura alimentar-te de 3 em 3 horas

Fazer várias refeições ao longo do dia, idealmente a horas regulares, não passando mais do que três horas e meia sem comer, é um hábito saudável e a manter! Seguindo a lógica do pequeno almoço, é importante não deixar o corpo demasiadas horas sem nutrientes e optar por comidas saudáveis.

É também importante ter em atenção as porções! Procura fazer três refeições principais, e um pequeno snack saudável entre as mesmas.

# 4. Opta por fazer pratos coloridos

Sabias que podes obter os nutrientes que o teu corpo precisa ao comer uma variedade colorida de vegetais e frutas?

A natureza encontrou uma maneira inteligente de destacar os nutrientes nos alimentos: nutrientes diferentes estão em cores diferentes. Assim, opta por fazer pratos coloridos, e dá preferência a vários tipos de legumes, saladas e até frutas.

Se te agradar, a sopa pode ser também uma opção muito saudável para a tua rotina. Experimenta iniciar a refeição com uma sopa de legumes e hortaliças e inspira-te nesta deliciosa receita salada de legumes e atum: colorida e saudável!

# 5. Dá preferência ao peixe e às carnes brancas

A proteína é essencial para o funcionamento do corpo e é responsável pela saúde dos ossos, músculos, tecidos, pele e até sangue.

Existem vários alimentos fornecedores de proteínas, no entanto alguns são fontes mais saudáveis do que outros. Para uma alimentação mais saudável, modera o consumo de carnes vermelhas, como a de vaca e porco, privilegiando as carnes brancas, como as aves e todo o tipo de peixes. Os ovos são também uma boa opção.

# 6. Utiliza métodos de confeção simples

Quanto menos gorduras melhor! Opta por cozinhados a vapor, grelhados, assados e estufados sem refogados.

No que toca ao tempero, limita ainda o uso de sal, quer na confeção quer na mesa, dando preferência a especiarias e ervas aromáticas. Dá ainda preferência ao azeite como gordura de tempero e de confeção.

# 7. Evita alimentos demasiado calóricos

As calorias são energia! No entanto, para manter o peso ideal deve gastar-se a mesma quantidade de calorias que é ingerida. Tudo o que é em excesso vai ser retido como gordura, sendo prejudicial para a saúde (e para a forma física!).

Tem cuidado com a ingestão de alimentos de elevada densidade calórica, ricos em gordura e/ou açúcares, como é o caso dos fritos, salgados, refrigerantes, pastéis, entre outros. Retira-os da tua rotina alimentar e reserva-os para os “dias de festa”.

# 8. Modera a ingestão de bebidas alcoólicas

O álcool é extremamente calórico e quando consumido em demasia pode trazer vários problemas para a saúde. Restringe o seu consumo para 2 copos de vinho por dia para homens e 1 copo de vinho para mulheres.

# 9. Desfruta calmamente das tuas refeições

Dá valor às tuas refeições, considera-as momentos especiais, onde estás a dar forças ao teu corpo e à tua mente!

Evita lugares muito confusos e opta por mais calmos, onde possas relaxar e desfrutar em sossego da refeição.

# 10. Movimenta-te!

Aproveita todas as oportunidades para te mexeres mais, seja ir ao ginásio, subir escadas ou simplesmente caminhar. Se conseguires, fixa o objetivo da Organização Mundial de Saúde (OMS), de completar 10.000 passos diários. O exercício físico é, sem dúvida, um aliado tanto para a tua boa forma física, como para o teu bem-estar psicológico! Vê mais dicas sobre exercício aqui.

Estas são algumas dicas que te ajudarão a ter uma alimentação saudável e, consequentemente, a sentir melhor. Segue estes conselhos no teu dia a dia e incute estes hábitos à tua família. Partilha connosco como te sentiste ao fim de uma semana.

Boa sorte!

 

também

Alimentação Equilibrada

Os primeiros dias de junho trazem consigo uma antecipação pelas festas e arraiais de Santos…

Alimentação Equilibrada

Sabias que a maior parte do desperdício de alimentos começa nas nossas casas? Conhece algumas dicas…

Alimentação Equilibrada

A retenção de líquidos é um problema que afeta muitos de nós. Sabe quais as melhores infusões…