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SALSA

A salsa é constituída maioritariamente por água. O seu teor em hidratos de carbono, proteínas e gordura é baixo. Tem um elevado teor em vitaminas A e C e ácido fólico. 
Além disso é rica em flavonóides (que se destacam pelas suas propriedades antioxidantes) e por isso ajuda a retardar o envelhecimento celular. 
 
Rica em antioxidantes e vitaminas
A salsa é ainda uma boa fonte de vitaminas A (pró-vitamina A, carotenoide e beta-caroteno), B e C. O seu poder antioxidante contribui para fortalecer o sistema imunitário. 
Rica também em ácido fólico, ajuda a protege-nos contra doenças do coração,  diabetes,  aterosclerose e  acidentes vasculares cerebrais. Além disso, como o ácido fólico intervém na divisão celular, comer muita salsa pode ajudar a prevenir certos tipos de cancro. 
O chá de salsa é uma boa forma de beneficiar das suas propriedades e ajuda-nos a aumentar o seu consumo bem como o consumo de água.
 
 
Tabela nutricional
Tabela de composição nutricional (100 g de Parte Edível)

 

Salsa Crua

Energia (kcal)

14

Água (g)

91,7

Proteínas (g)

3,1

Gordura (g)

0

Hidratos de carbono (g)

0,4

Ácido fólico (µg)

167

Vitamina A (µg)

558

Vitamina C (mg)

220


mg = miligramas. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios.
Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006.

Como escolher
Escolha salsa com folhas viçosas e de cor verde escura. Não compre se os ramos estiverem murchos e amarelados, com marcas de picadas de insetos. Guarde a salsa fresca em sacos de plástico no frigorífico. Dura cerca de uma semana.
 
 
Curiosidade…
Para tirar o cheiro a alho das mãos friccione com um raminho de salsa! 
 
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