Saboreia a Vida | Nestlé
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PIMENTOS

Todos os pimentos nascem da planta Capsicum annuum, são verdes enquanto imaturos e amadurecem num arco-íris de cores, nomeadamente vermelho, amarelo, roxo, etc. Além disso, o sabor, o formato e o tamanho varia consoante a variedade.

Assim, o pimento vermelho é simplesmente uma variedade completamente amadurecida do pimento verde. O pimento verde e o roxo têm um sabor amargo, enquanto o vermelho, laranja e amarelo são mais doces.


INFORMAÇÃO NUTRICIONAL

O principal componente do pimento é a água. Além disso, tem um baixo valor energético e um baixo teor de lípidos, proteína e hidratos de carbono. É uma boa fonte de fibra insolúvel, que melhora o trânsito intestinal e ajuda a regular o apetite.

 O pimento é rico em:

  • pro-vitamina A (denominam-se carotenóides e são transformados em vitamina A no organismo)
  • vitamina E
  • vitamina C

Além disso, tem quantidades apreciáveis de vitaminas do complexo B, nomeadamente B1, B2, B3 e B6. Dentro dos minerais, destacam-se o potássio e, em quantidades mais baixas, o magnésio, o fósforo e o cálcio.

Tabela de composição nutricional (100 g de Parte Edível)

 

Pimento Cru

Pimento Grelhado

Energia (kcal)

22

30

Água (g)

92,8

89,6

Proteínas (g)

1,6

2,7

Lípidos (g)

0,6

0,6

Hidratos de carbono (g)

2,7

3,7

Fibra (g)

2

2,8

Vitamina A (µg equivalentes de retinol)

217

383

Vitamina C (mg)

90

108

Folatos (µg)

28

28

Vitamina E (mg-tocoferol)

0,8

1,4

Potássio (mg)

120

120

Cálcio (mg)

9

17

Fósforo (mg)

24

43

Magnésio (mg)

10

12


µg = microgramas e mg = miligramas. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios.
Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006, pág. 92-93


VANTAGENS E DESVANTAGENS

Numa alimentação saudável, recomenda-se o consumo de 3 a 5 porções de hortícolas, veja aqui.

Devido ao seu elevado conteúdo em água e baixo teor energético, o pimento é adequado para uma dieta de controlo de peso. Além disso, o seu conteúdo em fibra promove uma maior sensação de saciedade e favorece o trânsito intestinal, o que ajuda a regular o apetite e, assim, a manter um peso saudável.

A vitamina A, C e E são antioxidantes e ajudam a proteger das agressões, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares e cancro. A vitamina A é também importante para a visão, para manter a pele, o cabelo e as mucosas em bom estado. O ácido fólico é importante para a divisão das células, formação de glóbulos vermelhos, auxilia o sistema imunitário e, ainda, previne malformações no feto durante a gravidez.

O elevado teor de potássio e baixo em sódio favorece um equilíbrio adequado dos fluídos corporais e uma eliminação mais eficaz de fluídos excessivos e toxinas. Além disso, o potássio intervém na contracção muscular e do ritmo cardíaco e na regulação da tensão arterial. O magnésio, o fósforo e o cálcio melhoram a saúde dos ossos e dentes.

Em pessoas mais sensíveis, o pimento pode causar distúrbios no estômago, que podem ser evitados ou diminuídos se retirar a pele. Para isto, terá que assar o pimento e quando a pele começar a sair, submergir em água fria.


COMO COMPRAR E CONSERVAR

Escolha pimentos com...

  • textura firme
  • pele lisa e brilhante sem amolgadelas ou golpes
  • bom peso quando comparado com o tamanho
  • talo verde e firme
  • aroma agradável

Geralmente, a forma do pimento não influencia a qualidade mas pode resultar em maiores desperdícios e não ser adequado para determinadas receitas. Se o pimento estiver danificado perde várias das suas qualidades nutricionais e de sabor.

Pode conservar o pimento na zona inferior do frigorífico dentro de uma película plástica por mais de uma semana. Também pode ser congelado, de preferência inteiro para diminuir a exposição ao ar que pode degradar quer o sabor quer o conteúdo nutricional.

Depois de bem lavado, o pimento pode ser consumido cru ou cozinhado. No nosso país, é muito comum comer uma salada de pimentos assados acompanhada de umas sardinhas assadas, mas também poderá usar os pimentos em cru numa salada variada. No entanto, procure usar pouca gordura e prefira o azeite na sua confeção.


RECEITAS COM PIMENTO

Lasanha de Legumes

 

Camarões com 3 Pimentos

Empada de Bacalhau “Ajoarriero”

 

Conheça mais receitas com este alimento em Nestlé Cozinhar.

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