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PIMENTOS

Os pimentos nascem da planta Capsicum annuum, são verdes enquanto imaturos e amadurecem num arco-íris de cores, nomeadamente vermelho, amarelo, etc. Além disso, o sabor, o formato e o tamanho variam consoante a variedade. 

Assim, o pimento vermelho é simplesmente uma variedade completamente amadurecida do pimento verde. O pimento verde tem um sabor amargo, enquanto o vermelho, laranja e amarelo são mais doces.


INFORMAÇÃO NUTRICIONAL

O principal componente do pimento é a água, apresentando, por isso, um baixo valor energético. É uma boa fonte de fibra insolúvel, que melhora o trânsito intestinal e ajuda a regular o apetite.

Os pimentos destacam-se pelo seu conteúdo em vitamina C e carotenos, sobretudo os pimentos vermelhos. Dentro dos minerais, destaca-se o potássio.

Devido ao seu elevado conteúdo em água e baixo teor energético, o pimento é adequado para uma dieta de controlo de peso. Além disso, o seu conteúdo em fibra promove uma maior sensação de saciedade e favorece o trânsito intestinal, o que pode ajudar a regular o apetite e, assim, a manter um peso saudável.

A vitamina A, C e E são antioxidantes e ajudam a proteger das agressões. A vitamina A é também importante para a visão e para manter a pele, o cabelo e as mucosas em bom estado. Já o ácido fólico é importante para a divisão das células, formação de glóbulos vermelhos, auxilia o sistema imunitário e ainda previne malformações no feto durante a gravidez.

O elevado teor de potássio e baixo em sódio favorecem um equilíbrio adequado dos fluídos corporais e uma eliminação mais eficaz de fluídos excessivos e toxinas. Além disso, o potássio intervém na contração muscular, ritmo cardíaco e na regulação da tensão arterial.


Tabela de composição nutricional (100 g de Parte Edível)

 

Pimento Cru

Pimento Grelhado

Energia (kcal)

27

37

Água (g)

92,8

89,6

Proteínas (g)

1,6

2,7

Lípidos (g)

0,6

0,6

Hidratos de carbono (g)

2,7

3,7

Fibra (g)

2

2,8

Vitamina A (µg equivalentes de retinol)

217

383

Vitamina C (mg)

90

108

Ácido fólico (mg)

0,31

0,4

Vitamina E (mg-tocoferol)

0,8

1,4

Potássio (mg)

120

120

Cálcio (mg)

9

17

Fósforo (mg)

24

43

Magnésio (mg)

10

12


µg = microgramas e mg = miligramas. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios.
Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006, pág. 92-93

COMO COMPRAR E CONSERVAR

Escolha pimentos rijos, brilhantes e sem manchas ou indícios de podridão. Os pimentos são não climatéricos, ou seja, não amadurecem depois de colhidos. Como exemplo temos o facto de um pimento verde, depois de colhido, nunca passar a vermelho.

Pode conservar o pimento na zona inferior do frigorífico dentro de uma película plástica por mais de uma semana. Também pode ser congelado, de preferência inteiro para diminuir a exposição ao ar que pode degradar quer o sabor quer o conteúdo nutricional.

COMO UTILIZAR

Numa alimentação saudável, recomenda-se o consumo de 3 a 5 porções de hortícolas, pode ver mais aqui.

Depois de bem lavado, o pimento pode ser consumido cru ou cozinhado. No nosso país, é muito comum comer uma salada de pimentos assados acompanhada de sardinhas, mas também poderá usar os pimentos em cru numa salada variada. Acima de tudo, procure usar pouca gordura e prefira o azeite na sua confeção.

Em pessoas mais sensíveis, o pimento pode causar distúrbios no estômago, que podem ser evitados ou diminuídos se retirar a pele. Para isto, deverá assar o pimento e, quando a pele começar a sair, submergir em água fria.



RECEITAS COM PIMENTO

Lasanha de Legumes

Camarões com 3 Pimentos

Empada de Bacalhau “Ajoarriero”

 

Conheça mais receitas com este alimento em Nestlé Cozinhar.

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