Saboreia a Vida | Nestlé
Saboreia a Vida | Nestlé

SOCIAL

PEPINO

Carotenos, magnésio, potássio e água. Estas são as substâncias mais abundantes no pepino, um alimento que pertence à família da melancia e da abóbora.
 
Depois de absorvidos pelo organismo, os carotenos transformam-se em vitamina A, que, além do seu poder antioxidante, desempenha um papel importante ao nível dos olhos (receção de luz pela retina), pele e ossos (desenvolvimento e crescimento). 
 
Pela sua riqueza em água, o pepino é refrescante e ajuda a hidratar o organismo. É ótimo para incluir nas refeições principais e intermédias durante os meses quentes de verão. E, por ter um baixo valor energético, pode ser consumido em quantidades apreciáveis.
 
O magnésio, além de contribuir para a saúde óssea, também intervém favoravelmente na diminuição dos níveis de pressão arterial e na proteção contra o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
 
O pepino também é rico em potássio, um mineral que contribui para regular a tensão arterial, o equilíbrio dos fluidos do corpo e a contração muscular. 
 
 
Tabela nutricional
Tabela de composição nutricional (100 g de Parte Edível)

 

 

 

Energia (kcal)

17

 

Água (g)

95,1

 

Proteínas (g)

1,4

 

Lípidos (g)

0,6

 

Hidratos de carbono (g)

1,7

 
 

Caroteno (µg)

35

 
 

Magnésio (mg)

8

 
 

Potássio (mg)

140

 
 

mg = miligramas. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006.

Como escolher
Para saber se o pepino está próprio para consumo, dê pequenas batidas com o nó dos dedos na parte central do mesmo. O som produzido não deve ser oco. 
O pepino é sensível ao calor, assim, quando comprar, prefira os que estiverem refrigerados. Escolha as peças intactas, firmes ao toque e com a pele lisa, verde e brilhante. Evite comprar pepinos que se apresentem amarelados e/ou com casca rugosa. Guarde na parte inferior do frigorífico durante alguns dias. Quando aberto envolva em película aderente e consuma nos dois dias seguintes.

Conheça receitas com este alimento em Nestlé Cozinhar.
 
 

PARTILHAR 87 LIKES

Sugestões