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BATATA

A batata é um tubérculo que compreende mais de 2000 espécies. É um alimento básico, cultivado nas regiões temperadas de todo o mundo. Está presente no nosso mercado durante todo o ano.

A melhor forma de conservar as suas propriedades nutritivas e de evitar aumentar o seu valor calórico é cozinhar as batatas ao vapor ou no forno, envoltas em papel de alumínio (assadas com pele, sem sal e sem gordura).


INFORMAÇÃO NUTRICIONAL:

A batata contém uma elevada percentagem de água. É uma boa fonte de amido (hidrato de carbono complexo), mas também de alguns minerais como o potássio. O seu teor em proteínas, fibras e vitaminas é escasso. Destacam-se as vitaminas C e B6, que existem sobretudo na pele do tubérculo, no entanto, nas batatas descascadas e nas que são submetidas a processos de cocção, este teor vitamínico vê-se substancialmente reduzido. Embora o teor calórico da batata não seja muito elevado, este pode triplicar em processos como a fritura, uma vez que o tubérculo absorve grande parte da gordura usada no método culinário.

Tabela de composição nutricional (100 g de Parte Edível)

 

Batata

 Crúa

Batata

Assada No Forno

Batata

Frita

Batata

 Cozida

Energia (kcal)

89

89

225

85

Água (g)

76

75,8

54,3

77

Proteínas (g)

2,5

2,5

3,7

2,4

Lípidos (g)

0

0

10,8

0

Hidratos de carbono (g)

19,2

19,2

27,6

18,5

Amido (g)

18

18

25,9

17,3

Fibra (g)

1,6

1,7

2,4

1,6

Vitamina B6 (mg)

0,44

0,37

0,5

0,38

Vitamina C (mg)

14

13

13

11

Potássio (mg)

452

476

685

366


g = microgramas e mg = miligramas. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Vitamina A = como equivalentes de retinol.
Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006, pág. 86


VANTAGENS E DESVANTAGENS:

A batata é um alimento rico em hidratos de carbono complexos (amido), e outras substãncias nutritivas muito importantes numa alimentação equilibrada.

Quando cozinhada ao vapor ou no forno (em papelote) constitui um excelente acompanhamento no prato, fornecendo energia de forma saudável.

Dado o seu elevado teor em potássio, é importante que indivíduos que sofram de insuficiência renal controlem muito bem o seu consumo – devem deixar as batatas 24 horas de molho (mudando duas vezes a água) e cozinhá-las em pedaços, para libertar o potássio na água da cozedura.


COMO COMPRAR E CONSERVAR:

O consumidor deve ter especial atenção, no momento de compra, ao aspecto geral, forma e tamanho, assim como á sua cor, assegurando-se que não tem porções de cor verde. Esta cor na batata é indicativa da presença de um alcalóide tóxico, chamado solanina.

Uma vez compradas, as batatas devem conservar-se o menor tempo possível em local fresco e seco, protegidas da luz


RECEITAS COM BATATA

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