Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Sobremesas
Receitas de bolos
Receita por 
8

Bolo Aranha

Médio
Económico
12 doses

Ingredientes

PARA O BOLO DE CHOCOLATE:
2 ovos
225 g de farinha
300 g de açúcar
100 g de chocolate em pó
90 ml de leite
90 ml de café forte frio
30 ml de óleo
1 c. de chá de fermento em pó
1/2 c. de chá de bicarbonato de sódio
PARA O BOLO DE CENOURA:
2 ovos
150 g de farinha
200 g de açúcar
150 g de cenoura cozida
30 ml de óleo
1 c. de chá de fermento em pó
PARA O CREME:
500 g de queijo mascarpone
200 g de manteiga
400 g de açúcar em pó
algumas gotas de corante laranja em gel q.b.

Preparação de Bolo Aranha

1
Começa por pré-aquecer o forno a 180ºC. Unta com manteiga duas formas de 16 cm de diâmetro cada e forra o fundo com papel vegetal. Volta a untar com manteiga e polvilha com farinha. Reserva as formas.
2
Para preparar o bolo de chocolate, mistura todos os ingredientes secos numa taça e reserva. Noutra taça mistura os ovos, o leite, o óleo e o café. Adiciona à taça dos ingredientes secos e com a ajuda de uma batedeira elétrica bate muito bem, até estar totalmente misturado.
3
Distribui o preparado de massa de bolo pelas duas formas. Cada forma deverá ficar com quantidades idênticas de massa. Se for necessário utiliza uma balança para pesar e dividir.
4
Leva o preparado ao forno a cozer cerca de 35 minutos. Caso prefiras poderá fazer o teste do palito para verificar a cozedura.
5
Retira do forno e deixa arrefecer durante 5 minutos. Depois desenforma os dois bolos de chocolate e deixa-os arrefecer totalmente.
6
Prepara o bolo de cenoura. Numa taça alta coloca a cenoura cozida, as gemas, o açúcar e o óleo. Tritura tudo com a ajuda de uma varinha mágica.
7
Bate as claras em castelo e adiciona ao preparado das gemas alternando com a farinha e o fermento. Envolve tudo muito bem.
8
Unta novamente com manteiga as duas formas de 16 cm de diâmetro, forra o fundo com papel vegetal e volta a untar. Polvilha com farinha.
9
Distribui o preparado de massa de bolo pelas duas formas. Cada forma deverá ficar com quantidades idênticas de massa. Se for necessário utiliza uma balança para pesar e dividir melhor.
10
Leva o preparado ao forno cerca de 35 minutos. Caso prefiras poderás fazer o teste do palito para verificar a cozedura. Retira do forno e deixa arrefecer os dois bolos por 5 minutos. Depois desenforma os bolos de cenoura e deixa-os arrefecer totalmente.
11
Prepara o creme, batendo o queijo mascarpone com o açúcar e a manteiga. Retira três colheres de sopa do preparado para uma taça e reserve. Ao restante creme acrescente umas gotas de corante laranja e bate mais alguns segundos
12
Começa a montar o bolo. Num prato coloca uma parte do bolo de chocolate, por cima barra com o creme laranja e depois dispõe um dos bolos de cenoura. Barra novamente com o creme e dispõe o outro bolo de chocolate. Barra mais uma vez e termina com o bolo de cenoura que resta.
13
Com o creme branco que reservaste coloca num saco pasteleiro, com um bico fino e desenha uma teia de aranha. Decora com algumas aranhas e serve.
Energia
808.8 kcal
40%*
Proteínas
7,5 g
15%*
Lípidos
39,3 g
56%*
H. Carbono
107,2 g
41%*

*DR - Doses de Referência para um adulto médio (8400 kJ / 2000 kcal)
Informação nutricional por dose

 

Opinião

0

Vê também

Sobremesas
Vegan
41
30 min.
Fácil
Económico