Sonhos de Abóbora

Sonhos de Abóbora

8
RÁPIDO
ECONÓMICO
MODERADO

Ingredientes

2 cascas de laranja

800ml de água

750g de abóbora fresca, cortada aos cubos

120g de açúcar

70ml de sumo de laranja

1 ovo médio

1 gema de ovo

400g de farinha tipo 65

25g de fermento de padeiro fresco

óleo para fritar

açúcar e canela

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL (POR DOSE)

ENERGIA
262,9
kcal
13%1
PROTEÍNAS
5,6
g
11%1
LÍPIDOS
2,1
g
3%1
H. CARBONO
54,6
g
21%1

1 - DR - Doses de Referência para um adulto médio (8400 kJ/2000 kcal)

preparação

1. Comece a preparar os sonhos de abóbora colocando no copo a casca de laranja e rale 10 seg/vel 9. Retire e reserve.

2. No copo coloque a água, a Varoma com a abóbora e programe 25 min/Varoma/vel 1. Reserve e retire o excesso de água da abóbora.

3. Com o copo limpo deite a abóbora, o açúcar, o sumo, a raspa de laranja reservada, o ovo, a gema e triture 30 seg/vel 5. Junte a farinha, o fermento e programe 1 min/vel 5. Com a espátula baixe o que ficou nas paredes do copo e programe 5 seg/vel 5.

4. Retire para uma taça, deixe num local morno até que dobre de volume.

5. De seguida frite os sonhos de abóbora em óleo abundante, deitando cerca de uma colher de sopa de massa por sonho, em lume brando. Retire e coloque- os em papel de cozinha para escorrer o óleo. Envolva-os sonhos de abóbora em açúcar e canela.

Nota: Com esta receita obterá uns sonhos de abóbora mais achatados. Se desejar uns sonhos mais consistentes (mais redondos) adicione um pouco mais de farinha.

Dica: Pode substituir o fermento de padeiro fresco por fermento de padeiro seco, cerca de 5 g. Se utilizar farinha tinha tipo 55, acrescente mais 20-30 g de farinha.
Dra. Helena Real
Dra. Helena Real
Opinião

ver perfil 

Os sonhos são um tipo de doce típico do Natal em algumas regiões de Portugal. Todavia, será importante alertar para o facto de ser frito e, por isso, fornecedor de um elevado número de calorias. Tente fazer sonhos com tamanhos maiores para que não absorvam tanta gordura de fritura. Ou então, experimente fazer um sonho diferente colocando-o no forno bem quente. Vai ter um resultado bastante inovador!
Receitas comentadas: 170
Receitas Relacionadas