Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Limão
Alimentos

Limão

O limão, cientificamente conhecido como Citrus limon, é o fruto do limoeiro uma árvore da família das rutáceas. É um fruto caracterizado pela sua forma oval. A sua cor pode ir de verde-escuro a amarelo e a textura da sua casca externa, pode ser lisa ou enrugada. Como outras frutas cítricas, a parte interna do limão é constituído por oito a dez segmentos.
 
Podemos dizer que existem cerca de 70 variedades de limão sendo as mais conhecidas o limão-galego, limão-sicíliano, limão-cravo e o limão-tahiti. A maioria dos limões são azedos, ácidos e adstringentes mas são surpreendentemente refrescantes. O limão está disponível todo o ano, apesar de em maior quantidade a partir de maio até agosto.
 
Fruto originário da região sudeste da Ásia, desconhecido para os antigos gregos e romanos, a primeira referência data do século III ou IV. Foram os conquistadores árabes que o trouxeram da Pérsia para a Europa.
Como muitas outras frutas e vegetais, os limões foram levados para a América por Cristóvão Colombo, durante a sua segunda viagem ao Novo Mundo em 1493. Há relatos de limoeiros cultivados em Génova em meados do século XV bem como referências à sua existência nos Açores em 1494.
 
Séculos mais tarde, em 1742, os limões foram utilizados pela marinha britânica para combater o escorbuto (patologia caracterizada pela deficiência de vitamina C). Durante a Idade Média, o limão era raro e caro, acessível apenas a pessoas muito ricas.
 
Actualmente é uma das frutas mais conhecidas e utilizadas no mundo. Hoje os principais produtores de limão são os Estados Unidos, Itália, Espanha, Grécia, Israel e Turquia.
Informação Nutricional

O limão é uma excelente fonte de vitamina C, além se caracterizar pelo seu baixo valor energético e pela presença de flavonóides.

g = grama; mg = miligrama e µg = micrograma. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Fonte: Tabela da Composição de Alimentos – Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.
Composição nutricional
(100g de parte edível)
Limão Sumo Natural de Limão
Energia (kcal) 31 25
Água (g) 90,1 91,7
Proteínas (g) 0,5 0,3
Lípidos (g) 0,3 0
Hidratos de Carbono (g) 1,9 1,5
Vitamina C (mg) 55 56
Vantagens e desvantagens

O limão é um fruto rico em vitamina C que, por ser um antioxidante, ajuda o sistema imunitário a proteger o organismo contra infecções e outros danos. Além disso, a vitamina C participa na produção do colagénio, uma proteína que faz parte de várias estruturas do nosso organismo, como a pele, tecido conjuntivo, cartilagem e tendões.

O limão possui, uma substância própria denominada, limoneno rico em flavonóides, tornando-se assim um fruto interessante para a saúde cardiovascular, devido ao efeito antioxidante deste nutriente (os antioxidantes combatem os radicais livres - moléculas associadas ao envelhecimento precoce).

A casca do limão contém quantidades consideráveis de oxalatos, um anti-nutriente que pode interferir com a absorção de cálcio proveniente da dieta.

Como comprar e conservar

Escolhe limões de casca macia e brilhante. Os maduros e com maior quantidade de sumo normalmente cedem à pressão dos dedos ao toque. O limão deve apresentar cor amarela, aqueles que têm reflexos verdes serão mais ácidos, devido ao facto de não estarem totalmente amadurecidos. 

O limão permanece fresco quando mantido à temperatura ambiente, longe da exposição solar, por cerca de uma semana. Quando armazenado no frigorífico, fechado num saco plástico, este manter-se-á durante cerca de quatro semanas.

Os sinais que demonstram que o limão já está deteriorado são as rugas, a consistência mole, as manchas e a coloração monótona. O sumo e as raspas do limão podem ser armazenados em local fresco e seco num recipiente de vidro hermeticamente fechado para uso posterior, no entanto, o ideal é consumir o sumo e as raspas imediatamente após espremer/cortar o limão.

O sumo de limão deverá ser colocado em recipientes próprios para gelo no congelador e depois de estar congelado, os cubos de sumo deverão ser colocados em sacos de plástico e mantidos no congelador até serem consumidos.

Como utilizar

Devido ao seu baixo valor calórico, o limão é uma ótima escolha para utilizar como tempero, substituindo a utilização de gorduras e/ou molhos menos saudáveis.

As suas aplicações na vida doméstica são inúmeras.

Com o sumo do fruto, preparam-se refrigerantes, molhos e aperitivos, bem com xaropes e produtos de limpeza. Da casca, retira-se uma essência aromática usada em perfumaria e na preparação de licores e sabões.

 

Receitas Relacionadas

também

Alimentos

A fruta do dragão, também conhecida como pitaia, é tão interessante por dentro como é por fora. É…

Alimentos

É um item básico da despensa e da gastronomia portuguesa também. No entanto, se olharmos para as…

Alimentos

Sabes qual é a diferença entre o Abacaxi e o Ananás? Descobre as diferenças e aprende a distinguir…