Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Gengibre
Alimentos

Gengibre

Com o seu sabor ligeiramente picante, o gengibre é uma das especiarias mais populares em todo o mundo mas também uma planta usada com fins medicinais desde há milhares de anos.

O componente mais usado desta planta é a raiz na qual estão identificados mais de 100 constituintes bioativos, sendo de destacar o gingerol e o “shogaol” e respetivos derivados. A família do gingerol predomina no gengibre fresco, enquanto o grupo do “shogaol”, está mais presente no gengibre desidratado.

Informação Nutricional

A raiz de gengibre é rica em vitamina B6, potássio, magnésio e cobre. No entanto o interesse do gengibre deve-se essencialmente aos compostos bioativos e não ao seu valor nutricional que acaba por ser irrelevante pelas quantidades em que é usado.

Vantagens e desvantagens

O gengibre tem demonstrado, por exemplo, efeitos anti-naúsea o que o poderá tornar interessante no tratamento destes sintomas durante a gravidez e tratamentos de quimioterapia.

Esta especiaria apresenta igualmente um elevado potencial antioxidante e anti-inflamatório. Um chá de gengibre pode aliviar os sintomas da gripe ou constipação.

Existem também evidências de que pode ter um efeito termogénico, ou seja, aumentar o metabolismo e a produção de calor pelo organismo o que pode ter impacto no gasto energético e dessa forma ajudar à perda de peso.

Alguns estudos apresentam também evidências dos benefícios do gengibre na melhoria dos níveis plasmáticos de colesterol e do metabolismo das gorduras promovendo dessa forma uma melhor saúde cardiovascular.

Como comprar e conservar

Aquando da compra de gengibre fresco escolhe raízes intactas e com aspeto firme, casca lisa e isenta de bolores. Pode ser guardado no frigorífico até três semanas. Podes congelá-lo, com a casca. Em pó deve ser mantido num recipiente de vidro hermeticamente fechado em local fresco, escuro e seco. Podes também guardá-lo no frigorífico por vários meses.

Como utilizar

O gengibre pode ser consumido cru, em conserva ou mesmo cristalizado, em alimentos doces, salgados e bebidas. O gengibre em pó tem o sabor mais suave e é usado principalmente em doçaria e padaria, em bolos, biscoitos e pão.

 

Receitas Relacionadas

também

Alimentos

A fruta do dragão, também conhecida como pitaia, é tão interessante por dentro como é por fora. É…

Alimentos

É um item básico da despensa e da gastronomia portuguesa também. No entanto, se olharmos para as…

Alimentos

Sabes qual é a diferença entre o Abacaxi e o Ananás? Descobre as diferenças e aprende a distinguir…